O kahoot em aulas de história nos cursos de Educação Profissional e Técnica integrado ao Ensino Médio do Ifes
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RESUMO Os constantes avanços nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação [TDIC’S] promoveram e promovem mudanças nas relações sociais e educacionais devido à necessidade de adaptar o processo de ensino e de aprendizagem aos novos perfis dos alunos o que exige a renovação das práticas didático-pedagógicas no eixo regular ou profissional e tecnológico, dentre as quais selecionamos para a análise a disciplina de história, que objetiva a formação do sujeito crítico e consciente acerca do meio no qual está inserido. Logo, observa-se a necessidade da inclusão de recursos como os jogos em âmbito escolar a fim de romper com as possíveis limitações das metodologias tradicionais e proporcionar a concepção de um ambiente harmônico, interativo e diversificado que estimule o aluno a envolver-se de maneira ativa na construção de seus saberes e no seu desenvolvimento. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva identificar como o Kahoot tem sido utilizado em aulas de história nos cursos de Educação Profissional e Técnica [EPT] integrado ao ensino médio. Para isso, desenvolveu se uma revisão bibliográfica acerca da problemática através da análise de produções (Trabalho de Conclusão de Curso, dissertações e monografias) publicadas no Repositório Institucional do IFES, no qual foram identificados diversos trabalhos que abordam maneiras distintas de uso do Kahoot para fins educacionais, além dos desafios enfrentados pelos docentes durante a sua utilização e as possíveis formas de solucioná-los para promover um processo de ensino e de aprendizagem com mais significado o que elenca a importância desta ferramenta para a prática docente.
ABSTRACT The constant advances in Digital Information and Communication Technologies [TDIC'S] promoted and continue to promote changes in social and educational relations due to the need to adapt the teaching and learning process to the new profiles of students, which requires the renewal of didactic-pedagogical practices in the regular or professional and technological axis, among which we selected for the analysis the discipline of history, which aims at the formation of the critical and conscious subject about the environment in which he is inserted. Therefore, there is a need to include resources such as games in the school environment in order to break with the possible limitations of traditional methodologies and provide the design of a harmonic, interactive and diverse environment that encourages the student to get involved in a way active in the construction of their knowledge and in their development. In this sense, the present work aims to identify how Kahoot has been used in history classes in Vocational and Technical Education [EPT] courses integrated into high school. For this, a bibliographic review was developed on the problem through the analysis of productions (final paper, dissertations and monographs) published in the Institutional Repository of IFES, in which several works were identified that address different ways of using Kahoot for educational purposes, in addition to of the challenges faced by teachers during its use and the possible ways to solve them to promote a more meaningful teaching and learning process, which highlights the importance of this tool for teaching practice.
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