Otimização de posicionamento de eletropostos em redes de distribuição de energia elétrica com o método heurístico DE-MVO
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Veículos elétricos são a alternativa verde aos veículos com motor de combustão interna, que dominam o mercado atualmente e são responsáveis por uma parcela significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa. Entretanto, os veículos elétricos possuem uma limitação de autonomia da bateria e de reabastecimento, dado que as cidades ainda não estão preparadas para receber uma grande frota de veículos elétricos. Diante disso, nesse trabalho busca-se planejar como instalar uma malha de carregadores públicos de veículos elétricos (eletropostos), de maneira que atenda a de manda da frota de veículos elétricos e, ao mesmo tempo, cause o mínimo de impactos negativos para a rede elétrica, a distribuidora e o consumidor. A partir dos impactos mais relevantes, foi implementado um modelo matemático que represente o problema. Em seguida, duas meta-heurísticas de otimização foram implementadas computaci onalmente para encontrar uma solução adequada para o problema de alocação de eletropostos, o Differential Evolution (DE) e o Multiverse Optimizer (MVO). Por fim, esse trabalho culminou em criar um método híbrido com os métodos DE e MVO para aplicá-lo para resolver o problema de alocação e dimensionamento dos eletropostos. Os testes nas heurísticas foram feitos em duas bases de dados complementares: a rede de distribuição elétrica de 33 barras da IEEE e a rede de tráfego urbano (rede viária) de 25 nós. Logo, o DE-MVO encontrou soluções com média aproximadamente 1% melhor que os outros métodos para os testes e mostrou ser um método promissor. Os resultados foram avaliados ao serem comparados os resultados das heurísticas entre si e, onde havia semelhança entre os métodos, com outros trabalhos da literatura.
- Engenharias699
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