O dialogismo em canções-Rap: a responsabilidade das práticas de leitura e os diálogos identitários e culturais em atividades nas séries finais do ensino fundamental
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos das Linguagens e Práticas Sociais”, propõe um trabalho com as relações dialógicas presentes nas letras de canções-rap para a formação leitora dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual situada em São Roque do Canaã, Espírito Santo. O objetivo é trabalhar, a partir de canções-rap, questões identitárias, culturais, sociais e da língua. Justifica-se a escolha de canções-rap, pois estas promovem atividades e espaços de reflexão e diálogos com foco em problemas sociais contextualizados com a localidade dos discentes. A metodologia utilizada neste trabalho é baseada em Gil (2010) em que a pesquisa é de abordagem participante e qualitativa, bibliográfica e também pesquisa-ação, visto que estas pressupõem o envolvimento do pesquisador com os outros participantes, e sua atuação de forma ativa, cooperativa e participativa. Do ponto de vista teórico, a pesquisa está fundamentada no Círculo de Bakhtin (2011) com os conceitos de língua, linguagem, enunciado, gênero do discurso, dialogismo, alteridade, responsividade e cultura popular a fim de observar a relação nos processos de produção e interpretação de canções-rap, bem como considerar a posição sócio-histórica e as vozes que constituem o discurso. Também se apoia nos estudos sobre Cultura e Identidade, de Stuart Hall (2010), destacando o grau de importância assumido pela identidade e pela cultura na constituição da sociedade, assim como as formas pelas quais são utilizadas para transformar a compreensão acerca do mundo no qual vivemos. Como produto educacional, foi elaborado um e-book com sequências de atividades, para que os alunos pudessem refletir mais sobre questões sociais e identitárias, a partir das canções-rap, e o colega professor tenha o material como subsídio, principalmente, para as aulas de Língua Portuguesa. Assim, concluímos que esta pesquisa foi bem-sucedida, pois, por meio dos diálogos estabelecidos com os alunos em sala de aula, foi possível observar a expressividade em ação e constatar como a aprendizagem se tornou mais significativa.
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