Pensando a música na educação infantil: o potencial pedagógico para o ensino e aprendizagem

Daltio, Beatriz Bandeira (2023)

tcc

A música está presente em diversos momentos na vida do ser humano, no dia a dia, nas tradições e costumes. Pode ser percebida sua presença também nos primeiros anos de vida da criança e dentro da Educação Infantil, onde possibilita variadas formas de se trabalhar, proporcionando momentos lúdicos e de aprendizado. Para isso, é preciso que o educador conheça o potencial que a música apresenta e busque explorá-lo, enquanto recurso pedagógico, possibilitando às crianças a vivência da linguagem musical. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a musicalidade na Educação infantil, analisando suas potencialidades à luz de referencial teórico e documentos que norteiam a Educação Infantil e elencando as principais músicas conhecidas, por meio de um levantamento de opinião realizado com 41 acadêmicos do curso de Pedagogia. Conclui-se que há uma variedade de músicas conhecidas e que podem ser trabalhadas em sala de aula, proporcionando às crianças momentos de aprendizado e desenvolvimento integral por meio do trabalho com músicas presentes no dia a dia da criança, trabalhando-se com os gestos, cantigas de rodas e jogos musicais.

Music is present at different times in human life, in everyday life, in traditions and customs. Its presence can also be perceived in the first years of the child's life and within Early Childhood Education, where it enables different ways of working, providing playful and learning moments. For this, it is necessary that the educator knows the potential that music presents and seeks to explore it, as a pedagogical resource, enabling children to experience the musical language. This work aims to reflect on musicality in Early Childhood Education, analyzing its potential in the light of the theoretical framework and documents that guide Early Childhood Education and listing the main known songs, through an opinion survey carried out with 41 academics from the Pedagogy course. It is concluded that there are a variety of known songs that can be worked on in the classroom, providing children with moments of learning and integral development through working with songs present in the child's daily life, working with gestures, nursery rhymes and musical games.


Collections: