Reciclagem de Papéis: Uma Proposta de Sequência Didática com Enfoques CST/CTSA e Freireano

Cruz, Ismael Ferreira de Oliveira (2022)

dissertacao_mestrado

A proposta deste trabalho foi elaborar, validar e aplicar uma sequência didática sobre a Reciclagem de Papéis, com enfoques CTS/CTSA e Freireano, como forma de promover o ensino contextualizado dos Polímeros para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, visando à formação integral, quanto à sustentabilidade ambiental, à educação e à prática social. A sequência foi aplicada como disciplina eletiva, numa escola pública estadual da cidade de Vitória - ES, e teve a participação de 20 estudantes, com idades entre 16 e 18 anos. A estrutura metodológica foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e contou com leitura de textos,exibição de documentários, produção de papel reciclado e apoio do professor da disciplina de Artes. Tratou-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos a partir de observações, fotografias, rodas de conversas, questionários e anotações. Realizou-se uma análise didático-metodológica do desenvolvimento da sequência didática, buscando identificar confluências de duas perspectivas de ensino, isto é, a Pedagogia Freireana e a educação CTS/CTSA. Para o tratamento dos resultados foram feitas análises qualitativas, utilizando categorias criadas baseadas na Análise de Conteúdos de Bardin e considerando as aprendizagens dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais em cada momento da sequência didática. Após a aplicação da sequência didática, e utilizando os dados coletados durante a pesquisa, foi possível verificar os avanços na aprendizagem da Química dos Polímeros, dos processos de Reciclagem e o desenvolvimento de uma postura crítica e ativa diante das etapas. O produto educacional criado a partir desse trabalho foi um Guia Didático voltado para professores da educação básica, com as orientações para que o trabalho possa ser replicado em diferentes contextos.

The purpose of this work was to elaborate, validate and apply a didactic sequence on Paper Recycling, with CTS/CTSA and Freirean approaches, as a way to promote the contextualized teaching of Polymers for 3rd grade high school students, aiming at comprehensive training, regarding environmental sustainability, education and social practice. The sequence was applied as an elective subject, in a state public school in the city of Vitória - ES, and had the participation of 20 students, aged between 16 and 18 years. The methodological structure was based on the Three Pedagogical Moments and included reading texts, showing documentaries, producing recycled paper and support from the Arts teacher. It was a qualitative investigation, of the case study type, whose data were produced from observations, photographs, conversation circles, questionnaires and notes. A didactic-methodological analysis of the development of the didactic sequence was carried out, seeking to identify confluences of two teaching perspectives, that is, Freirean Pedagogy and CTS/CTSA education. For the treatment of the results, qualitative analyzes were carried out, using categories created based on Bardin's Content Analysis and considering the learning of conceptual, attitudinal and procedural contents at each moment of the didactic sequence. After applying the didactic sequence, and using the data collected during the research, it was possible to verify the advances in learning Polymer Chemistry, the Recycling processes and the development of a critical and active attitude towards the stages. The educational product created from this work was a Didactic Guide aimed at basic education teachers, with guidelines so that the work can be replicated in different contexts.


Collections: