Ler e compreender no Ensino Fundamental II : um estudo sobre a relevância da "informatividade" para a construção da proficiência leitora
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras está inserida no campo de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais e propôs analisar a relação entre o fator de textualidade “informatividade” e a eficácia da leitura em duas turmas de 9º ano do ensino Fundamental II, tendo como base a perspectiva sociointeracionista da linguagem. Com o objetivo de gerar uma maior compreensão quanto à relevância do trabalho com ênfase na “informatividade”, no campo da leitura - uma vez que esse fator há tempos vem sendo trabalhado com foco na escrita - foi proposta uma sequência didática enfatizando a compreensão e a interpretação de textos para o grupo estudado. Por meio de uma análise metodológica quanti-qualitativa com observação participante, objetivou-se compreender em que medida a “informatividade” pode contribuir para o desenvolvimento da competência leitora. Além disso, este trabalho comprometeu-se com a produção de um e-book como produto educacional, resultado da aplicação da sequência didática baseada no fator de textualidade, produzida estrategicamente para a evolução das habilidades de leitura de textos escritos. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões a respeito dos fatores de textualidade por Beaugrande e Dressler (1981), Costa Val (2006) e Koch (2009, 2014). Para o embasamento da leitura, o estudo parte das reflexões propostas por Cavalcante (2012), Marcuschi (2008), Geraldi (2006) e Kleiman (2004), bem como outros autores que discutem o processo de leitura e suas concepções. Observou-se no desenvolvimento do trabalho uma melhoria significativa nos resultados de leitura dos estudantes participantes da pesquisa, o que evidencia a relevância de trabalhos que relacionem os fatores de textualidade com a compreensão textual.
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