Significados produzidos por participantes de um curso de formação acerca de demonstrações clássicas do Teorema de Pitágoras
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os significados produzidos pelos (e com os) participantes de um curso de formação de professores que tem como tema central demonstrações clássicas do teorema de Pitágoras a partir de materiais manipulativos, na perspectiva de Práticas Educativas Investigativas. A partir de tal objetivo, foi elaborada a pergunta norteadora: “Quais significados são produzidos pelos (e com os) participantes de um curso de formação de professores que tem como tema demonstrações clássicas do teorema de Pitágoras a partir de materiais manipulativos, na perspectiva de Práticas Educativas Investigativas? ”. O cenário de nossa pesquisa foi a Ação Complementar ao Ensino denominada “Curso Teorema de Pitágoras: história e práticas a partir de alguns modos de produção de significado”, que teve como público alvo alunos de graduação, alunos de pós-graduação e professores de rede pública. As práticas educativas investigativas desenvolvidas foram baseadas em diferentes demonstrações do teorema de Pitágoras. A partir das falas dos participantes acerca do que foi apresentado, foram produzidos resíduos de enunciação, dos quais foram analisados os significados produzidos da perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos. Como considerações finais, observou-se, dentre outras coisas, que os participantes se demonstraram envolvidos com as práticas desenvolvidas, solicitando que se promovessem outras ações desse porte.
ABSTRACT: This research aims to analyze the meanings produced by (and with) participants of a teacher training course that has as its central theme classical demonstrations of the Pythagorean theorem using manipulative materials, from the perspective of Investigative Educational Practices. From this objective, the guiding question was elaborated: “What meanings are produced by (and with) participants of a teacher training course that has as its theme classical demonstrations of the Pythagorean theorem using manipulative materials, from the perspective of Investigative Educational Practices?”. The scenario of our research was the Complementary Action to Teaching called “Pythagorean Theorem Course: history and practices from some modes of meaning production”, which had undergraduate students, postgraduate students and public school teachers as its target audience. The investigative educational practices developed were based on different demonstrations of the Pythagorean theorem. From the participants’ speeches about what was presented, residues of enunciation were produced, from which the meanings produced from the perspective of the Semantic Fields Model were analyzed. As final considerations, it was observed, among other things, that the participants demonstrated involvement with the developed practices, requesting that other actions of this size be promoted.
Redes Sociais