A CONTRIBUIÇÃO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
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Apropriando-se do modelo social da deficiência e das contribuições da crítica feminista que levantou o debate das subjetividades dos corpos, o principal objetivo desta pesquisa é analisar como os softwares educacionais podem contribuir no processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica, identificando os efeitos do uso destes softwares como ferramenta pedagógica, considerando suas subjetividades. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho a revisão de bibliografia se mostrou mais eficaz, pois esta metodologia permite que sejam analisadas práticas de diferentes campos do saber que envolvam o softwares educacionais na educação especial. Sete trabalhos foram escolhidos a partir da consistência dos dados e da descrição da prática, considerando as publicações mais recentes, através das plataformas: Scielo Brazil, Plataforma Lattes – CNPq, Redalyc, DSpace, Google Acadêmico, Periódicos da Faculdade de Letras – UFMG. Todas as experiências analisadas apontaram resultados positivos do uso dos softwares educacionais no processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica. Identificou-se que os grandes desafios do uso dos softwares são a falta de formação continuada de professores e a escassez de investimentos, assim como a necessidade de mais estudos sobre o tema.
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