AULA DE CAMPO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE JACARENEMA: APRENDENDO CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COM ENFOQUE CTS/CTSA VISANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
dissertacao_mestrado
Ensinar ciências de modo atrativo, contextualizado e que produza uma formação democrática e crítica são propostas de uma educação libertadora, participativa e cidadã. Os espaços não formais de educação afloram possibilidades de ensino de ciências com enfoque CTS/CTSA, que se associam às práticas da alfabetização científica em um modo investigativo de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo explorar os potenciais pedagógicos do Parque Natural Municipal de Jacarenema (PNMJ), com a finalidade em promover o ensino de ciências por investigação com enfoque CTS/CTSA com uma visão Freiriana, em aulas de campo, com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Analisou-se o caráter da alfabetização científica em um espaço não formal em contato direto com o ambiente natural, como esta pode auxiliar no agir, pensar e refletir sobre as questões sociais que envolvem o aprendizado de ciências, a vida cotidiana e o pensar e fazer ciência. A pesquisa se utilizou do caráter qualitativo, explorando a pesquisa participante como metodologia, em que a análise e avaliação dos resultados obtidos nesta prática foi realizado através da análise de conteúdo. De fato, a aula de campo em uma área natural e todas as suas etapas pré-campo, campo e pós-campo, se mostraram compatíveis com o intuito de ensinar ciências de modo contextualizado, atuando com as metodologias científicas com vistas a promoção da alfabetização científica, e pode-se inferir que a visão expressada pelos participantes reflete também uma condição de sensibilidade à proteção e importância das áreas naturais. Da reunião de análises e resultados das práticas desenvolvidas produziu-se um guia didático em formato ebook, com orientações para divulgação do PNMJ e de seus potenciais pedagógicos para o ensino de ciências por investigação com enfoque CTS/CTSA e alfabetização científica.
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