Curso de formação continuada sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, alicerçado na exposição museal “Moradores da Floresta”: um olhar sobre a percepção de professores
dissertacao_mestrado
A formação continuada de professores diz respeito ao contínuo processo de produção de conhecimento após formação inicial. A pesquisa consiste nas ações formativas do professor e da sua relação com o processo da Alfabetização Científica, envoltos da tratativa da biodiversidade da Mata Atlântica. Essa discussão emerge da necessidade e preocupação sobre os inúmeros eventos que tem resultado na perda da biodiversidade da Mata Atlântica, não obstante, promover uma formação mais cidadã desses docentes. O objetivo da pesquisa foi o de avaliar as percepções dos professores sobre sua participação em uma atividade de formação continuada com foco na conservação da biodiversidade. O primeiro passo da pesquisa consistiu na busca de produções acadêmicas por meio da revisão bibliográfica, a fim de trazer subsídios para esta pesquisa. Os sujeitos da pesquisa participaram de um encontro online (grupo focal) e responderam a um questionário online com o objetivo de gerar dados sobre a percepção desses acerca das temáticas abordadas na formação continuada de professores, que ocorreu no formato de curso de extensão intitulado “Conhecer para preservar”, de forma online e síncrona, promovido pelo Museu de Ciências da Vida da Ufes. A pesquisa foi fundamentada na perspectiva da Alfabetização Científica, dada como uma ferramenta capaz de fomentar a leitura, interpretação e compreensão de mundo, incorporado a isso, promover a capacidade de o sujeito aplicar os conceitos científicos nas suas observações e vivências. Os resultados da pesquisa evidenciam sobre a necessidade da formação continuada de professores que tragam como engajamento as discussões entorno das suas realidades, promovendo uma ampliação de conceitos de pertencimento, para a luta coletiva de pautas inseridas em seus contextos socioambientais.
The continuing education of teachers refers to the continuous process of knowledge production after initial training. The research consists of the teacher's formative actions and their relationship with the Scientific Literacy process, involved in the treatment of biodiversity of the Atlantic Forest. This discussion emerges from the need and concern about the innumerous events that have resulted in the loss of biodiversity of the Atlantic Forest, notwithstanding, to promote a more citizen-oriented formation of these teachers. The objective of the research was to evaluate teachers' perceptions about their participation in a continuing education activity focused on biodiversity conservation. The first step of the research consisted of searching for academic productions through a literature review, in order to bring subsidies for this research. The research subjects participated in an online meeting (focus group) and answered an online questionnaire in order to generate data about their perception of the themes addressed in the continuing education of teachers, which took place in the format of an extension course entitled "Knowing to preserve", online and synchronously, promoted by the Museum of Life Sciences at Ufes. The research was based on the perspective of Scientific Literacy, given as a tool capable of fostering reading, interpretation and understanding of the world, incorporated to this, to promote the ability of the subject to apply scientific concepts in their observations and experiences. The results of the research highlight the need for continued education for teachers who bring as engagement the discussions around their realities, promoting an expansion of concepts of belonging, for the collective struggle of agendas embedded in their socio-environmental contexts.
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