As potencialidades do Instagram no ensino de gramática, no fundamental II

Sousa, Bruno Henrique Castro de (2023)

dissertacao_mestrado

RESUMO: A pesquisa objetivou discutir e identificar as potencialidades do Instagram no Ensino de gramática no Fundamental II. O problema de pesquisa indagava quais seriam essas potencialidades. As reflexões se ampararam em Bakhtin (2011) oportunizando a compreensão de que o enunciado não é uma unidade convencional. Brait (2005), confirmando que o enunciado não é apenas para o seu objeto. Fiorin (2020), no tratamento do dialogismo e da relação entre um discurso e o outro; Possenti (1996) nas discussões do ensino da língua padrão na escola; Antunes (2014) relacionando a importância do ensino de gramática relacionado às práticas sociais e às variações da língua; Marchuschi (2008), sobre suporte textual. Coscarelli (2016) na discussão das tecnologias para aprender; e Ribeiro (2020) relacionando as tecnologias digitais e a escola. Através de uma análise metodológica qualitativa participante, compreendemos em que medida a interação com os posts potencializou o ensino gramatical. Analisamos as diferentes formas de manifestação da norma padrão da língua portuguesa. Assim, houve diálogo e interação entre os usuários, especialmente 23 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, seguidores do perfil @brunosousacoms e seu interesse pela gramática normativa. Constatou-se interação através da linguagem verbal e não verbal, potencializando o interesse discente pela norma culta. Como produto educacional produzimos um aplicativo de gramática normativa gratuito. Desse modo a pesquisa nos apontou que o Instagram possui potencialidade no ensino de gramática no Fundamental II e permitiu o diálogo quanto à visibilidade, alcance e compartilhamento do gênero post.