O uso de objetos de aprendizagem na promoção da aprendizagem significativa de soma e subtração de frações

Silva, Leomario da (2023)

tcc

As frações constituem um tópico de grande relevância na Educação Básica, haja vista que se trata de um conteúdo que está presente no estudo de diversos assuntos matemáticos. Todavia, observa-se que os alunos comumente apresentam limitações de aprendizagem no que diz respeito às frações. Esse problema talvez se justifique pelo fato de representarem um assunto no qual se evidencia fortemente presente nas escolas a mera aplicação de algoritmos em vista de memorizações, sobretudo no estudo das operações de soma e subtração envolvendo números na sua representação fracionária. Diante desse contexto, faz-se imprescindível a busca por metodologias com potencial para superar o simples ensino mecânico de frações. Neste aspecto, a presente pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que Objetos de Aprendizagem podem oferecer na promoção da Aprendizagem Significativa das operações de soma e subtração entre números na sua representação fracionária. Diante disso, essa pesquisa percorreu as etapas de planejamento, implementação e avaliação de uma proposta didática, em vista de investigar seus efeitos no processo de ensino e aprendizagem. Na referida proposta, foi utilizado um applet GeoGebra desenvolvido no âmbito desta pesquisa e foi selecionada uma simulação PhET. Mediante a avaliação dos dados coletados a partir da implementação da proposta para alunos de nono ano de uma escola pública, constatou-se que os Objetos de Aprendizagem têm potencial para favorecer a Aprendizagem Significativa do conteúdo abordado, dado que podem possibilitar o entendimento satisfatório dos procedimentos adotados, de maneira a superar o ensino mecânico.


Collections: