Aplicação do modelo de aceitação da tecnologia (TAM) para analisar os fatores que afetam o uso do Google Classroom entre estudantes do ensino médio

Gomes, Raquel Silva (2022)

tcc

A atual pandemia de COVID-19 pela qual o mundo vem passando, muda não apenas a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação, mas as estratégias pedagógicas atuais e futuras. Este trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa para verificar como os estudantes estão se adaptando aos novos métodos de aprendizagem que foram introduzidos pelo ensino híbrido, em especial, a plataforma Google Classroom. Para tanto, será utilizado o Modelo de Aceitação da Tecnologia (Technology Acceptance Model – TAM), para mensurar a facilidade de uso percebida, a utilidade percebida, a atitude em relação ao uso e a intenção de uso do sistema, através de uma pesquisa a ser realizada com alunos de escolas públicas da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo.

The current COVID-19 pandemic that the world has been going through changes not only the use of Digital Information and Communication Technologies (ICTs) in education, but the current and future pedagogical strategies. This paper aims to conduct a survey to verify how students are adapting to the new learning methods that have been introduced by hybrid education, in particular, the Google Classroom platform. To do so, the Technology Acceptance Model (TAM) will be used to measure the perceived usefulness, perceived ease of use, attitude towards use, and the actual use of the system, through a survey to be conducted with students from public schools in the state of Espírito Santo.