O uso de audiolivros em um curso técnico em multimeios didáticos a distância

Pinto, Darlan Machado (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de analisar por meio de uma pesquisa exploratória, as potencialidades do uso da mídia audiolivro como recurso didático em um curso técnico em Multimeios Didáticos a distância, através da disponibilidade de uma forma alternativa de leitura, que pode complementar uma leitura convencional, ou até mesmo ser uma forma prioritária de acesso ao conteúdo, se considerarmos o perfil predominante dos alunos nessa modalidade de ensino, majoritariamente formado por adultos, trabalhadores e que dispõem de pouco tempo para os estudos. Para isso, faz-se necessário compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação influenciam o modo de vida dessas pessoas, e como elas podem ser utilizadas de forma benéfica na área da Educação. Tendo em vista esse contexto, a presente pesquisa teve como norte a aplicação de uma proposta de ensino em duas turmas do curso Técnico em Multimeios Didáticos do Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo). Como resultado material foi produzido um curso MOOC, onde os alunos são introduzidos a usar os audiolivros como suporte para aprendizagem, bem como são iniciados ao modo de como produzi-los e utilizá-los em sua vida profissional. Com esse recorte, buscou-se contemplar a possibilidade de compreensão do público e objeto alvos da pesquisa, além de fomentar o uso e a produção de audiolivros voltados para o ensino-aprendizagem.

ABSTRACT: This work aims to analyze, through exploratory research, the potential of using the audiobook media as a didactic resource in a technical course in Didactic Multimedia at a distance, through the availability of an alternative way of reading, which can complement a conventional reading, or even be a priority form of access to content, if we consider the predominant profile of students in this type of education, mostly formed by adults, workers and who have little time for studies. For this, it is necessary to understand how Information and Communication Technologies influence the way of life of these people, and how they can be used in a beneficial way in the area of Education. In view of this context, the present research was guided by the application of a teaching proposal in two classes of the Technical Course in Didactic Multimedia at Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo). As a material result, a MOOC course was produced, where students are introduced to using audiobooks as a support for learning, as well as being introduced to how to produce and use them in their professional life. With this clipping, we sought to contemplate the possibility of understanding the target public and object of the research, in addition to promoting the use and production of audiobooks aimed at teaching-learning.


Collections: