Espaço de Arte Atelier : experimentando em 16 platôs

Pereira, Mara Perpétua Banhos (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: A pesquisa está ligada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades, uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes). Seu tema central são os possíveis deslocamentos promovidos no Espaço de Arte Atelier. As experiências no espaço em questão ocorrem na Escola de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo (PMV), localizada no Centro Histórico da cidade de Vitória (ES). Objetiva-se, aqui, cartografar as aprendizagens inventivas experimentadas no Espaço de Arte Atelier, observando suas potencialidades, rupturas, contribuições e possíveis desdobramentos para a ampliação e compartilhamento de experiências em arte, partindo da perspectiva da diferença, para a invenção de uma educação menor. Assumindo como impulso o método cartográfico, acompanhamos os processos inventivos múltiplos e a produção de subjetividades na prática educativa em Arte, problematizados em platôs, como campos em circularidade, dimensionando o fazer docente como prática criativa de uma artista-etc., realizando a cartografia de uma sala de aula. Como produto educacional, compomos colaborativamente um livro/catálogo, “Uma ideia puxa a outra: invenções compartilhadas”, gerado no contexto da pesquisa a partir de rodas de conversas e construção de imagens, um caminho que tem na linguagem visual a propositora de intensidades.