Concept Study na formação inicial de professores de matemática em contexto de ensino remoto: ação formativa relacionada ao conceito de divisibilidade para o ensino.
dissertacao_mestrado
Esta pesquisa de mestrado está inserida na linha de formação inicial de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e articulada às ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo. Com natureza qualitativa e na linha do Concept Study, tem por objetivo investigar na licenciatura em matemática uma proposta de formação embasada na metodologia Concept Study, de Brent Davis e seus colaboradores, visando à (re)significação de saberes relacionados ao conceito de divisibilidade para o ensino. Centrada no diálogo com professores a partir da investigação de um conceito matemático, essa metodologia permite analisar os saberes que emergem por meio das discussões e interações coletivas. Esta pesquisa apoiou-se, ainda, na teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, de Lee S. Shulman; na teoria do Conhecimento Matemático para o Ensino, de Deborah Ball e colaboradores; na concepção de matemática para o ensino, de Brent Davis e seus colaboradores e na noção de exposição problematizada da Matemática, de Victor Giraldo. No que tange ao conceito de divisibilidade, apoiou-se na obra de Hygino H. Domingues. Apresentamos, por meio de um e-book, as ações desenvolvidas durante um processo formativo na formação inicial, embasadas no Concept Study. Os resultados apresentados nesta pesquisa podem contribuir para a formação de futuros professores de matemática a partir de um olhar para a formação inicial como um local propício para construção de uma matemática para o ensino.
This master research is inserted into the line of teacher’s initial formation from the Post Graduation Programme in Education in Science and Mathematics of Instituto Federal do Espirito Santo. It is linked to the actions of the Group of Studies and Research in Mathematics Education of Espirito Santo. Its nature is qualitative and follows the line of Concept Study. The purpose of this study is to investigate a formative proposal in mathematics teachers’ undergraduate course based on the methodology of Concept Study, by Brent Davis and his collaborators, aiming at a ressignification in knowledge related to the concept of divisibility for teaching. Centered on the dialogue among teachers about the investigation of a mathematical concept, this methodology allows the analysis of knowledge that emerges through discussions and collective interactions. This research is also based on The Theory of Pedagogical Content Knowledge, by Lee S. Shulman; The Theory of Mathematical Knowledge for Teaching, by Debora Ball and collaborators; the conception of mathematics teaching, by Brent Davis and his collaborators, and the notion of problematised exposition to mathematics, by Victor Giraldo. Regarding the concept of divisibility, it relied on Hygino H. Domingue’s work. We present, through an ebook, the actions taken during a formative process at the initial teacher formation, based on Concept Study. The results presented in this research can contribute to the formation of future mathematics teachers from a perspective of initial formation as a propitious place for the construction of mathematics for teaching.
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