FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O CONCEITO DE LOCALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
dissertacao_mestrado
A pesquisa está inserida na linha de formação de professores e tem como tema de investigação o trabalho pedagógico na área de educação matemática na primeira etapa da Educação Básica. Visa compreender relações entre o estudo do movimento histórico-lógico do conceito de localização, em ação formativa com professores da Educação Infantil, com a organização do trabalho pedagógico sobre conhecimentos matemáticos nesta etapa da Educação Básica. Para chegar a esse objetivo geral, delimitaram-se ações investigativas que enfocam o processo formativo da pesquisa: organizar/compor um grupo de professores da Educação Infantil para estudos coletivos sobre localização; realizar estudos sobre o movimento histórico-lógico do conceito geométrico de localização; propor tarefas de formação acerca de conhecimentos matemáticos, especificamente sobre localização, em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Também se considerou para a ação formativa criar espaço para compartilhamento de propostas de ensino sobre localização direcionadas ao público da Educação Infantil. Trata-se de um estudo de natureza teórico-empírica, inspirado em pressupostos filosóficos do materialismo histórico-dialético. A dimensão teórica está sustentada em autores da abordagem histórico-cultural, como Vigotski, Leontiev, Moura e outros. Para a etapa empírica da investigação, foi proposto um curso de extensão intitulado “Estudo sobre localização na Educação Infantil na perspectiva Histórico-Cultural”, direcionado a professores da rede pública, com a finalidade de discutir, problematizar e estudar conceitos matemáticos, especialmente o de localização, no campo da geometria. No primeiro momento do curso, realizaram-se tarefas para estudos teóricos; no segundo momento, as professoras compartilharam com o grupo, por meio de relato de experiências, as ações planejadas desenvolvidas com suas turmas. Para isso, assume-se a concepção de formação como movimento, em que são valorizados elementos como diálogo, interação e compartilhamento de conhecimentos em uma perspectiva coletiva. Em termos metodológicos, os registros dos dados foram produzidos por meio de gravações de áudio e vídeo, fotografias, registros escritos e orais, questionários e produção de diário de campo. A análise se deu por cenas e episódios. A investigação dos dados decorreu sob a ótica de dois eixos: “localização do corpo no espaço” e “localização do objeto no espaço”, compostos por tarefas de formação para estudo coletivo e as ações desenvolvidas e compartilhadas pelas professoras, as quais colocam em evidência a importância do estudo na perspectiva do movimento lógico-histórico que promove a compreensão do conceito e apropriação de conhecimentos que inferem na qualificação das práticas, ao se identificar intencionalidade no modo de organizar o ensino. Dessa forma, conclui-se que um curso de extensão amparado nos pressupostos da THC configura-se como um processo formativo para os docentes e resulta estar em atividade. Como desdobramento da pesquisa, foi produzido um livro contendo a proposta da formação docente e as tarefas sobre o conceito de localização e suas relações com outros conhecimentos matemáticos explorados na Educação Infantil, visando ao desenvolvimento das crianças pequenas.
The research is part of teacher formation and has as its investigation topic the pedagogical work in the area of mathematics education in the first stage of Primary Education. It aims to understand relationships between the study of the historical-logical movement of the localization concept, in formative action with teachers of Early Childhood Education, with the organization of pedagogical work on mathematical knowledge in this stage of Primary Education. To reach this general objective, it was delimited some investigative actions that focus on the formative research process: organize/compose a group of Early Childhood Education teachers for collective studies about localization; carry out studies on the historical-logical movement of the geometric concept of localization; propose training tasks about mathematical knowledge, specifically about localization, in dialogue with the Cultural-historical Theory (CHT) and Teaching Guidance Activity (TGA). It was also considered for the formative action to create space for sharing teaching proposals about localization aimed at the public of the Early Childhood Education. This is an empirical theoretical study, inspired by philosophical assumptions of historical-dialectical materialism. The theoretical dimension is supported by authors of the cultural-historical approach, such as Vygotsky, Leontiev, Moura and others. For the empirical stage of the investigation, an extension course entitled “Study about localization in the Early Childhood Education from a Historical-Cultural perspective” was proposed, aimed at public school teachers, with the purpose of discussing, problematizing and studying mathematical concepts, especially about localization, in the field of Geometry. In the first moment of the course, tasks for theoretical studies were carried out; and in a second moment, the teachers shared with the group, through experience reports, the planned actions developed with their classes. For this, the conception of formation as a movement is assumed, where elements such as dialogue, interaction and sharing of knowledge are valued in a collective perspective. In methodological terms, the data records were produced through audio and video recordings, photographs, written and oral records, questionnaires and production of a field daily report. The analysis of these material was realized by scenes and episodes. Data investigation was performed from a two-axis perspective: "body location in space" and "object location in space" composed of formation tasks for collective study and actions developed and shared by the teachers, who highlight the importance of the study from the perspective of the logical-historical movement that promotes the understanding of the concept and appropriation of knowledge that infer in the qualification of practices when identifying intentionality in the teaching organization model. Therefore, it is concluded that an extension course supported by the assumptions of CHT is configured as a formation process for teachers and results in being active. As a research deployment, a book was produced containing the proposal for the teacher formation and the tasks about the Localization concept and its relations with other mathematical knowledge explored in Early Childhood Education, aiming at the development of young children.
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