Interfaces Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica no contexto da pandemia da COVID-19

Silva, Maikom Joaquim Barbosa Ecard da (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: A pandemia da COVID-19 gerou sérias consequências e mudou a vida cotidiana das pessoas em todo mundo, levando a uma série de medidas emergenciais. Diante disso, as rotinas dos serviços educacionais tiveram de se adaptar a um novo sistema de ensino remoto, devido ao distanciamento social. Para tanto, o ensino presencial foi substituído por interfaces digitais, que foram aprimoradas para favorecer o processo de interação e à manutenção dos programas propostos. Nesse cenário, encontra-se o Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFES Campus Ibatiba/ES, que por sua vez teve que se adequar às novas metodologias, buscando vencer os obstáculos então impostos pela situação. Diante desse contexto, surge então a seguinte problemática de pesquisa: Como as interfaces digitais acessíveis aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino do IFES Campus Ibatiba possibilitaram aprendizagens ativas no ensino de Língua Portuguesa no contexto da pandemia da Covid-19? Assim, esta pesquisa desenvolvida na Linha Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, teve como objetivo estudar interfaces digitais acessíveis aos estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFES Campus Ibatiba e suas possibilidades de aprendizagens ativas no ensino de Língua Portuguesa, no contexto da pandemia da Covid-19. Em face de tal desafio, buscou-se numa primeira etapa da pesquisa, realizar estudos a partir de leituras, discussões e do conhecimento da realidade concreta dos estudantes e professores de Língua Portuguesa do curso em estudo. Para atingir esse objetivo, buscou-se ainda identificar e descrever quais interfaces digitais estavam disponíveis e acessíveis no ensino de Língua Portuguesa aos estudantes no contexto da pandemia da Covid-19 e na EPT, bem como desenvolver uma sequência didática a partir da experiência dos professores, com propostas de atividades que envolveram Leitura e Interpretação de Gêneros e Tipos Textuais. Além disso, a fim de fundamentar conceitos e orientações teóricas, realizou-se uma busca em interfaces de cunho científico, tais como SciELO, Pubmed, Redalic e Google Acadêmico. Esses aportes teórico-metodológicos dialogaram com diversos autores e pesquisadores nacionais e internacionais, cujos conhecimentos sobre o tema colaboraram na discussão, tais como Mikhail Bakhtin e Edméa Santos. Para o aprimoramento das investigações, utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, numa perspectiva crítico-colaborativa para favorecer o processo de construção, produção e análise de dados a partir da observação participativa, rodas de conversa com os sujeitos da pesquisa e aplicação de questionários com questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram que a dinâmica do Ensino de Língua Portuguesa na EPT precisa ser ressignificada a partir das experiências e contribuições da pandemia da Covid-19, bem como mediatizada por interfaces digitais, tendo-se em vista que embora estudantes e professores de Língua Portuguesa tenham utilizado essas interfaces em sala de aula, sua prática ainda necessita de ajustes na intencionalidade pedagógica, na construção de metodologias ativas e aprendizagens significativas.

ABSTRACT: The COVID-19 pandemic had serious consequences and changed people's daily lives around the world, leading to a series of emergency measures. In view of this, the routines of educational services had to adapt to a new remote teaching system, due to social distancing. Therefore, face-to-face teaching was replaced by digital interfaces, which were improved to favor the interaction process and the maintenance of the proposed programs. In this scenario, there is the Technical Course on the Environment Integrated to High School at IFES Campus Ibatiba/ES, which in turn had to adapt to the new methodologies, seeking to overcome the obstacles then imposed by the situation. In view of this context, the following research problem arises: How did the digital interfaces accessible to students of the Technical Course in the Environment Integrated to Teaching at IFES Campus Ibatiba enable active learning in Portuguese language teaching in the context of the Covid-19 pandemic? Thus, this research developed in the Educational Practices Line in Professional and Technological Education, by the Postgraduate Program in Professional and Technological Education in National Network - PROFEPT, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo, aimed to study interfaces accessible to students of the Technical Course in the Environment Integrated to High School at IFES Campus Ibatiba and their possibilities for active learning in Portuguese language teaching, in the context of the Covid-19 pandemic. Faced with such a challenge, an attempt was made, in the first stage of the research, to carry out studies based on readings, discussions and knowledge of the concrete reality of students and teachers of the Portuguese Language of the course under study. To achieve this goal, we also sought to identify and describe which digital interfaces were available and accessible in teaching Portuguese to students in the context of the Covid-19 pandemic and EPT, as well as developing a didactic sequence based on the experience of teachers, with proposals for activities involving Reading and Text Interpretation. In addition, in order to substantiate theoretical concepts and guidelines, a search was carried out in scientific interfaces, such as SciELO, Pubmed, Redalic and Google Scholar. These theoretical-methodological contributions dialogued with several national and international authors and researchers, whose knowledge on the subject contributed to the discussion, such as Mikhail Bakhtin and Edméa Santos. For the improvement of investigations, a qualitative approach was used, of the Case Study type, in a criticalcollaborative perspective to favor the process of construction, production and analysis of data from participatory observation, conversation circles with the research subjects and application of questionnaires with open and closed questions. The results demonstrate that the dynamics of Portuguese Language Teaching at EPT need to be re-signified from the experiences and contributions of the Covid-19 pandemic, as well as mediated by digital interfaces, considering that although students and teachers of the Portuguese Language have using these interfaces in the classroom, their practice still needs adjustments in the pedagogical intentionality, in the construction of active methodologies and meaningful learning.