Educação e formação humana integral : uma discussão sobre a mercantilização da educação na formação superior

Ramos, Wânia Fernandes de Souza (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: O texto apresenta uma pesquisa vinculada à linha de Práticas educativas em Ensino de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e teve como objeto de pesquisa o desenvolvimento, por meio de uma oficina, de uma discussão sobre as consequências da política neoliberal para a Educação, visando promover uma reflexão sobre os aspectos históricos, econômicos e políticos acerca da mercantilização do ensino como integrantes da relação entre educação e o processo de humanização. Nesta perspectiva, tal proposta se alinha a concepção de que a educação, como processo de reprodução social, tem como função construir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelos homens (SAVIANI, 1997). Se caracteriza como uma pesquisa participativa do tipo intervenção, na qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, diários de campo com observações da pesquisadora, gravações em áudio das falas dos alunos, registro por meio de fotos e algumas atividades na sala do Moodle da disciplina, os quais foram os alunos dos cursos de licenciatura em Química e Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes – Campus Vila Velha. A realização desta oficina com o subtema “Educação no contexto neoliberal” contribuiu para a formação acadêmica desses indivíduos no intuito de que possam replicar os conteúdos discutidos à guisa de reflexão no seu cotidiano profissional. Após as oficinas, realizamos a análise dos dados com base nas categorias precarização da educação e massificação da educação superior, que possibilitaram a discussão dos resultados. Concluímos que, apesar de não trazermos uma forma para solucionar a situação da educação, trouxemos um diálogo com o intuito de que seja o princípio de uma transformação no que tange a apreensão dos alunos para um olhar mais reflexivo e crítico sobre a educação superior, o qual contribui para o seu processo de humanização e formação como futuros profissionais.


Collections: