REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO
tcc
No ensino de Biologia e de Ciências existem muitas dificuldades que o professor precisa superar. Quando o professor dispõe apenas da metodologia expositiva, é mais difícil despertar e manter o interesse dos alunos pelo conteúdo a ser ensinado. A inclusão e utilização de modelos didáticos pode ser uma alternativa para ampliar e aprofundar uma conexão do conteúdo teórico com o prático e pode favorecer o processo de ensino-aprendizagem. A Evolução é a teoria unificadora das ciências biológicas, porém é um tema considerado abstrato, um processo que geralmente leva milhões de anos para acontecer, não sendo possível sua observação. A abordagem desse tema deve ser feita de maneira que o aluno consiga entender de forma clara todos os seus processos. O presente estudo se caracteriza por uma revisão bibliográfica para entender como as ferramentas didáticas, em especial os modelos didáticos, são utilizadas como facilitador da aprendizagem em Evolução, por meio de pesquisas de textos e artigos científicos que relatem a percepção do aluno sobre a evolução, a percepção dos autores sobre os professores no ensino da disciplina e as práticas realizadas no ensino da evolução. Como complementação propomos a elaboração de um modelo didático abordando um tema atual e também vital - o Corona Vírus. Na proposta de atividade pedagógica, que pode ser futuramente utilizada em uma oficina com alunos, foram produzidos 3 modelos tridimensionais do Corona Vírus com material de fácil acesso, como isopor e massinha de modelar, realçando a estrutura das proteínas de ligação Spike, que formam uma coroa na superfície do vírus. Com esses modelos didáticos pretendemos demonstrar como as mutações genéticas alteram a forma dessas proteínas causando, às vezes, uma melhor ligação com as proteínas receptoras das células humanas permitindo ao vírus maior capacidade de infecção e permitindo também ao vírus, adaptação e fuga da resposta imune mediada por anticorpos. A evolução vital é um tema atual e esse é um exemplo precioso do cotidiano a ser explorado no ensino da evolução.
Redes Sociais