MODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E PERCEPÇÃO DE RISCO: UMA PARCERIA PARA ESTUDAR PROBABILIDADE SUBJETIVA

Abadi, Marilete Batista da Vitória (2022)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como propósito investigar a produção do conhecimento direcionada a compreender o conceito de Probabilidade Subjetiva. O objetivo geral foi analisar a aprendizagem da formação do conceito de Probabilidade Subjetiva dos alunos do 4º período do curso Técnico em Segurança do Trabalho, turno noturno, na modalidade pós-médio (subsequente) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus Vitória/ES, durante uma atividade de Modelagem Matemática Fuzzy. A atividade elaborada teve por objetivo verificar de forma subjetiva a Probabilidade de Acidentes no Ifes-Vitória por meio de um Sistema Baseado em Regras Fuzzy. Para o desenvolvimento da atividade utilizamos a Modelagem Matemática Fuzzy segundo Barros e Bassanezi e o aporte teórico de Probabilidade Subjetiva adotado na pesquisa partiu da concepção de Bernabeu. A Modelagem foi explorada a partir da perspectiva de Bassanezi, a qual a fundamenta como estratégia de ensino-aprendizagem com base em 6 (seis) argumentos. Os dados foram analisados por meio de imagens, áudios e materiais escritos, coletados ao longo de sete encontros em que a pesquisa transcorreu. Foram identificados no desenvolvimento da atividade indícios da compreensão da Probabilidade Subjetiva baseados nos seis argumentos formativos listados por Bassanezi. Como produto educacional foi produzido um e-book, com uma proposta de atividade de construção do conceito da Probabilidade sob uma perspectiva subjetiva.

This qualitative research aimed to investigate the production of knowledge aimed at understanding the concept of Subjective Probability. The general objective was to analyze the learning of the formation of the concept of Subjective Probability of the students of the 4th period of the Technical Course in Occupational Safety, night shift, in the post-medium (subsequent) modality of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) - Vitória campus /ES, during a Fuzzy Mathematical Modeling activity. The developed activity aimed to subjectively verify the Probability of Accidents at Ifes-Vitória through a Fuzzy Rules Based System. For the development of the activity we used the Fuzzy Mathematical Modeling according to Barros and Bassanezi and the theoretical contribution of Subjective Probability adopted in the research came from the conception of Bernabeu. The Modeling was explored from Bassanezi's perspective, which substantiates it as a teaching-learning strategy based on 6 (six) arguments. Data were analyzed through images, audios and written materials, collected over seven meetings in which the research took place. In the development of the activity, indications of the understanding of Subjective Probability were identified based on the six formative arguments listed by Bassanezi. As an educational product, an e-book was produced, with a proposal for an activity to build the concept of Probability from a subjective perspective.


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