Proposta pedagógica para a educação infantil: a ludicidade como instrumento de aprendizagem

Fernandes, Suellen Lafrance Rodrigues (2022)

tcc

RESUMO: Este estudo buscou investigar a importância da ludicidade enquanto instrumento de aprendizagem na educação infantil. A partir das pesquisas realizadas, foi possível observar que a ludicidade, muitas vezes concretizada nos jogos, brinquedos e brincadeiras, é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança da educação infantil, pois desenvolve sua identidade e autonomia, sua criatividade, seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais, suas linguagens, dentre tantas outras potencialidades indispensáveis para sua formação enquanto cidadão. Os recursos lúdicos devem ser utilizados com qualidade e intencionalidade, tendo como foco principal de todo planejamento a criança. É importante ressaltar o papel do professor frente a essas práticas lúdicas, que deve atuar como um mediador, que constrói junto às crianças conhecimentos e significados. Foi realizada uma entrevista com educadoras da rede municipal de ensino, que atuam em salas de educação infantil. Posteriormente foi elaborarada uma proposta de intervenção pedagógica sobre o tema Formas Geométricas Planas, a ser aplicada para crianças de 4 e 5 anos da educação infantil. A proposta foi elaborada tendo recursos lúdicos como ferramenta principal para facilitar a aprendizagem do conteúdo proposto, devido às potencialidades do lúdico para o desenvolvimento da criança.

ABSTRACT: This study sought to investigate the importance of playfulness as a learning tool in early childhood education. From the research carried out, it was possible to observe that playfulness, often implemented in games, toys and games, is of paramount importance for the integral development of children in early childhood education, as it develops their identity and autonomy, their creativity, their physical aspects.cognitive, emotional, their languages, among many other essential potentialities for their formation as a citizen. Playful resources must be used with quality and intentionality, with the child as the main focus of all planning. It is important to emphasize the role of the teacher in the face of these playful practices, who must act as a mediator, who builds knowledge and meanings together with children. An interview was conducted with educators from the municipal school system, who work in kindergarten classrooms. Subsequently, a proposal for a pedagogical intervention on the topic of Flat Geometric Shapes was elaborated, to be applied to children aged 4 and 5 years in early childhood education. The proposal was elaborated having ludic resources as the main tool to facilitate the learning of the proposed content, due to the potential of ludic for the development of the child.


Collections: