Desafios da adaptação de aulas de Educação Física no período pandêmico para estudantes portadores de transtorno do espectro autista.

Ribeiro, Pedro Favilla ; Neto, Mauro Fontoura Borges (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este estudo discute os resultados da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório a partir da análise de artigos científicos publicados em periódicos da área de Educação Física no período de março de 2020 a dezembro de 2022. Os artigos foram selecionados tomando como referência a temática sobre as aulas de Educação Física adaptadas para ambiente EAD, que atendessem aos estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista, TEA. O objetivo da pesquisa foi analisar e discutir quais as principais dificuldades enfrentadas por professores de Educação Física, no processo de produção planejamento e intervenção de aulas de Educação Física, no ambiente EAD, para estudantes diagnosticados com o TEA no período pandêmico. Para a delimitação do corpus inicial de análise foram utilizados, inicialmente no levantamento, os seguintes termos, a saber: Autismo; Educação Física; EAD e Pandemia. Não foi possível encontrar artigos publicados nos periódicos no período determinado que correspondessem exatamente à temática tratada. No entanto, realizamos a análise dos periódicos que por aproximação correspondessem aos critérios parciais das categorias elencadas no referido estudo, tais como: Autismo; Educação Física; EAD e Pandemia. problematizamos as ausências de reflexões e publicações na área e inferimos sobre um possível silenciamento sobre os desafios apresentados ao professor em lidar com a referida temática em sala de aula na modalidade EAD.

ABSTRACT: This study discusses the results of exploratory bibliographical research based on the analysis of scientific, papers published in journals in the field of Physical Education from March 2020 to December 2022. Physical Education adapted for the distance learning environment, which catered to students diagnosed with Autistic Spectrum Disorder, ASD. The objective of the research was to analyze and discuss the main difficulties faced by Physical Education teachers, in the planning and intervention production process of Physical Education classes, in the distance learning environment, for students diagnosed with ASD in the pandemic period. For the delimitation of the initial corpus of analysis, the following terms were initially used in the survey, namely: Autism; Physical education; EAD and Pandemic. It was not possible to find articles published in the periodicals in the determined period that corresponded exactly to the treated theme. However, we carried out the analysis of journals that roughly matched the partial criteria of the categories listed in that study, such as: Autism; Physical education; EAD and Pandemic. we problematized the absence of reflections and publications in the area and inferred about a possible silencing of the challenges presented to the teacher in dealing with the aforementioned theme in the classroom in the distance learning modality.


Collections: