Análise técnico e econômica entre pavimentos flexíveis e rígidos e sua aplicação na infraestrutura urbana em baias de ônibus
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RESUMO: Observa-se nos últimos anos a necessidade cada vez maior de aperfeiçoar os serviços feitos para adequar a infraestrutura urbana nas cidades, com a utilização de materiais cada vez mais fáceis e duráveis. Este trabalho buscou verificar a empregabilidade de implantação de tecnologia ainda pouco difundida, para utilização de camada de material rígido nas baias de ônibus. Ao levar em conta o fator de diminuição do custo de material empregado e a agilidade na execução, buscou-se ainda avaliar as características mecânicas do material. Para tal foram obtidos resultados de ensaios da Obra da Implantação da Rodovia do Contorno do Mestre Álvaro – BR- 101, disponibilizados pela Superintendência do Estado do Espírito Santo do Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT. Dito isso, observou-se que a aplicação da técnica em baías de ônibus com base de concreto compactado a rolo e revestimento betuminoso com baias de ônibus com subbase de concreto compactado a rolo e revestimento em placa de concreto. O pavimento rígido possui vantagens relacionados a sua durabilidade, intervenções na manutenção a longo prazo, e custo menor comparado com o pavimento flexível.
- Engenharias697
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