APLICAÇÃO DA QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO
dissertacao_mestrado
RESUMO Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino investigativo baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas, usando a Química Forense como cenário para as aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, aplicada em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio noturno, na Escola Estadual de Ensino Médio João Loyola, Serra Sede-ES, apresentando um total de 88 alunos. Foram formados grupos de no máximo cinco alunos, representando equipes de peritos para investigar uma ordem de serviço do delegado chefe, neste caso, o professor. A denúncia investigada foi uma possível adulteração de combustível gasolina comum. Os grupos pesquisaram sobre a composição deste combustível, seus parâmetros de qualidade e a técnica analítica utilizada para o controle de qualidade do mesmo, além de possíveis formas de adulteração. Um questionário com perguntas foi entregue para orientar os alunos/peritos a realizar as pesquisas e encontrar respostas. Em seguida, os alunos planejaram a investigação e a análise físico-química que deveriam realizar. Na coleta das amostras, os combustíveis foram analisados em laboratório pelos alunos a fim de verificar a conformidade em relação as normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Os grupos apresentaram os resultados ao “delegado chefe” por meio da análise físico-química, apresentação oral e histórias em quadrinhos. As perguntas durante a aplicação da metodologia serviram para revisar o conteúdo de Química Orgânica abordando temas como: (i)característica do átomo de carbono, (ii)classificações de cadeias, (iii)representações das cadeias orgânicas, nomenclatura dos compostos orgânicos, (iv)funções orgânicas, além dessas também foram abordados a Química Orgânica, abordando solubilidade dos compostos orgânicos, interações intermoleculares dos compostos orgânicos, e isomeria plana e reações orgânicas. Com o acompanhamento contínuo em todas as etapas, a proposta de ensino de Química Orgânica, articulada a adulteração de combustível, possibilitou a formação do pensamento crítico, responsabilidade por suas aprendizagens, trabalho colaborativo, autonomia, criatividade, capacidades argumentativas, tomada de decisão articuladas e contextualizadas, habilidades inerentes às metodologias investigativas. Desta experiência foi elaborado um produto educacional na forma de um guia didático para construção de um cenário envolvendo a Química Forense, além da elaboração e criação de histórias em quadrinhos.
ABSTRACT This dissertation presents an investigative teaching proposal based on Problem-Based Learning, using Forensic Chemistry as a scenario for Organic Chemistry classes in High School, applied in two classes of the third year of High School at night, at Escola Estadual de Ensino Médio João Loyola, Serra Sede-ES, with a total of 88 students. Groups of a maximum of five students were formed, representing teams of experts to investigate a service order from the chief delegate, in this case, the teacher. The complaint investigated was a possible adulteration of common gasoline fuel. The groups researched the composition of this fuel, its quality parameters and the analytical technique used for its quality control, in addition to possible forms of adulteration. A questionnaire with questions was delivered to guide the students/experts to carry out the research and find answers. Then, the students planned the investigation and physical-chemical analysis that they should carry out. In the collection of samples, the fuels were analyzed in the laboratory by the students in order to verify compliance with the rules of the National Agency of Petroleum, Gas and Biofuels. The groups presented the results to the “chief delegate” through physical-chemical analysis, oral presentation and comics. The questions during the application of the methodology served to review the content of Organic Chemistry addressing topics such as: (i)characteristics of the carbon atom, (ii)classifications of chains, (iii)representations of organic chains, nomenclature of organic compounds, (iv )organic functions, in addition to these, Organic Chemistry was also addressed, addressing the solubility of organic compounds, intermolecular interactions of organic compounds, and plane isomerism and organic reactions. With continuous monitoring at all stages, the Organic Chemistry teaching proposal, articulated with fuel adulteration, enabled the formation of critical thinking, responsibility for learning, collaborative work, autonomy, creativity, argumentative skills, articulated decision-making and contextualized, skills inherent to investigative methodologies. From this experience, an educational product was elaborated in the form of a didactic guide for the construction of a scenario involving Forensic Chemistry, in addition to the elaboration and creation of comics.
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