Utilização do Google Arts & Culture como ferramenta educativa para o ensino de história

Filho, Josuel da Silva Nascimento (2022)

tcc

Ao longo das construções sociais, a educação sempre acompanhou as mudanças culturais e políticas desses espaços. Em se tratando da sociedade contemporânea, as tecnologias digitais promoveram mudanças nos espaços educativo e transformando a práxis pedagógica. Essas mudanças permitiram que o ensino se renovasse para atender a uma sociedade fluída, crítica, reflexiva, colaborativa e democrática, que não reconhece mais um ensino transmissivo e tradicional. Pensando nessa concepção de ensino que entende as aprendizagens como um processo para se acessar ao conhecimento, o presente trabalho procurou investigar as possibilidades para o ensino de história com base em uma proposta didática que utiliza a ferramenta digital Google Arts & Culture. Para tanto, buscou- se fundamentar esta pesquisa sob a perspectiva das tendências pedagógicas de Libâneo (1992); da teoria da aprendizagem Humanista de Rogers estudada por Lima; Barbosa; Peixoto (2018); da tecnologia educacional Google Arts & Culture discutida por Veras et al. (2019); da proposta imagética da tecnologia de Lopes (2018); bem como das Competências Digitais (CD) sob o recorte teórico de Silva e Behar (2019). A pesquisa feita reconhece a relação que ferramentas como o sistema Google Arts & Culture para propostas didáticas no ensino básico em aulas como a de história podem promover a emancipação do alunado, a construção de um ensino em rede e o desenvolvimento de competências digitais. Ademais, esse é um trabalho do campo educacional, das práticas pedagógicas, e visa contribuir para pesquisas na área e para a formação de professores.

Throughout the social constructions, education has always followed the cultural and political changes in these spaces. When it comes to contemporary society, digital technologies have promoted changes in educational spaces and transforming pedagogical praxis. These changes allowed teaching to be renewed to serve a fluid, critical, reflective, collaborative and democratic society, which no longer recognizes a transmissive and traditional teaching. Thinking about this concept of teaching that understands learning as a process to access knowledge, this paper sought to investigate the possibilities for teaching history based on a didactic proposal that uses the digital tool Google Arts & Culture. Therefore, we sought to base this research on the perspective of pedagogical trends in Libâneo (1992); from Rogers' Humanist Learning Theory studied by Lima; Barbosa; Peixoto (2018); of the Google Arts & Culture educational technology discussed by Veras et al. (2019); Lopes' imagery proposal for technology (2018); as well as Digital Skills (CD) under the theoretical framework of Silva and Behar (2019). The research carried out recognizes the relationship that tools such as the Google Arts & Culture system for didactic proposals in basic education in classes such as history can promote the emancipation of students, the construction of network education and the development of digital skills. Furthermore, this is a work in the educational field, pedagogical practices, and aims to contribute to research in the area and to teacher training.


Collections: