Framework para transferência de conhecimento em instituição pública utilizando análise de redes sociais
dissertaÇÃO DE mestrado
RESUMO: Para compreender a dinâmica e as interações que promovem a transferência de conhecimento, a utilização de ferramentas tecnológicas tem sido uma tendência em instituições públicas. A técnica de Análise de Redes Sociais - ARS é uma dessas ferramentas e que, nesta pesquisa, foi associada ao software Ucinet 6/NetDraw para obtenção de um diagnóstico que pode contribuir com os gestores para a tomada de decisões mais estratégicas em relação ao capital humano. Neste sentido e com o objetivo de avaliar a transferência de conhecimento entre servidores, foram analisadas as redes sociais informais de amizade, confiança e informação/conhecimento da área de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, que possui 107 servidores atuando em 21 campi e Reitoria. Por apresentar um quadro funcional de servidores qualificados, a Política de Capacitação de Servidores do Ifes prevê ações para aproveitar as habilidades e competências dos servidores na realização de eventos de capacitação no âmbito da própria instituição. Contudo, essas ações ainda não foram implementadas. Deste modo, mapear as conexões entre os servidores, avaliar o fluxo da transferência de conhecimento e identificar habilidades e competências relacionadas às atividades administrativas, podem contribuir com essas ações. Para isso, foram coletados dados relacionais por meio de questionário eletrônico. Com os resultados obtidos foi possível identificar servidores críticos em conhecimentos, os padrões de interação e os papéis que desempenham nas redes sociais, a fim de colaborar para uma gestão mais eficaz do conhecimento e em minimizar a perda de conhecimentos críticos. Portanto, o produto técnico elaborado consiste em um framework para auxiliar os gestores na aplicação da técnica e identificar servidores capazes de contribuir com ações estratégicas para Políticas de Capacitação.
Redes Sociais