EJA profissional: formação humana para a emancipação dos sujeitos a partir do ensino de História

Silva, Marcos Henrique Bastos da (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este estudo aborda as questões relacionadas ao mundo do trabalho na educação de jovens e adultos do ensino fundamental e a contribuição que o ensino de História pode oferecer nessa relação entre educação e trabalho. Para tanto, a partir da experiência do município de Vitória, Espírito Santo, de implantação da EJA Profissional, procurou analisar como o ensino de História pode contribuir com a compreensão e apreensão sobre o trabalho, enquanto princípio educativo, no sentido de promover a formação humana e a emancipação dos sujeitos. Como referencial teórico buscamos as contribuições de Freire (1996), Saviani (2000; 2002; 2003; 2007; 2008) e Gasparin (2009) na relação entre educador e educando, a partir da concepção da educação popular e da pedagogia histórico-crítica, e a produção de pensadores que propõem uma formação humana integral e integrada, tendo o trabalho como princípio educativo: Marx (1982; 1988; 2004; 2010), Gramsci (1979; 1999; 2004), Kuenzer (1989; 1992), Ciavatta (2005; 2010; 2012; 2014), Ramos (2010) entre outros. A investigação, de cunho qualitativo, utilizou como metodologia a sistematização de experiências, que foi operacionalizada por meio de oficinas, durante as aulas de História, para estudantes da EJA, do segundo segmento, de uma escola da Rede Municipal de Vitória, e proporcionou, como resultado prático, a construção de um guia de práticas docentes que integra esta pesquisa como produto educacional. Além dos estudantes, a professora da disciplina Fundamentos do Mundo do Trabalho, a direção, o corpo pedagógico da escola e a Coordenação da Educação de Jovens e Adultos de Vitória foram convidados a participar da pesquisa, avaliando as ações pedagógicas que foram implementadas. Os instrumentos metodológicos para a produção de dados foram a análise documental, a observação in loco, registrada em diário de campo e os questionários semiestruturados. Quanto aos resultados, as experiências vivenciadas nas oficinas demonstraram, a partir dos relatos dos participantes, que a disciplina de História possui estreito relacionamento com as questões relacionadas ao trabalho, enquanto princípio educativo e que o diálogo entre conteúdo programático e os fundamentos do mundo do trabalho podem contribuir positivamente para a formação humana e a construção de uma consciência crítica e de classe social.


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