“11 passos para Merce Cunningham” : ritmo e visualidade na poesia de Ricardo Aleixo
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Das diversas transformações experimentadas com a modernidade, tais como as relações de trabalho, a tecnologia e o conjunto de regras sociais que regem as sociedades, a poesia, como discurso artístico, encontrou formulação e reformulação em todo o mundo. No Brasil, o caminho até as formas poéticas contemporâneas foi longo e atualmente nos leva, além da lógica discursiva hipotática, a verificar uma construção não-linear da poesia, considerando também o caráter verbivocovisual da escrita. Por isso, neste trabalho buscou-se, por meio de uma análise bibliográfica com base nos estudos de Décio Pignatari acerca da Semiótica de Charles Peirce e em textos críticos de autores como Alfredo Bosi (2017), Ítalo Moriconi (2008) e Lucia Helena (1986), além de Douglas Salomão (2009) e Philadelpho Menezes (1998), descrever o modo como experiências rítmicas da poesia brasileira contemporânea ganham corpo no poema “11 passos para Merce Cunningham” de Ricardo Aleixo. Por meio de nossa análise foi possível concluir que ao poema se aplica a noção de iconicidade proposta por Peirce, a relação de primeiridade e a extensa capacidade interpretativa gerada pela metalinguagem presente no texto em questão.
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