Ambiguidade, intertextualidade e humor em charges : análise e proposta para o 7° ano do Ensino Fundamental
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RESUMO: Esta pesquisa tem como tema a ambiguidade, mais precisamente as ocorrências de homonímia, polissemia e de ambiguidade sintática. O objeto de pesquisa deste estudo é o gênero textual Charge, e os textos analisados foram produzidos no ano de 2020 durante a pandemia do Covid-19. A metodologia de pesquisa adotada foi a bibliográfica qualitativa. Este estudo tem como objetivos principais: demonstrar a contribuição que as ocorrências de ambiguidade e o gênero textual Charge podem trazer para aprimorar as competências de leitura e interpretação de textos, destacar a importância da intertextualidade e do humor para o funcionamento dos textos escolhidos e indicar uma proposta de intervenção para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental. Este trabalho tem como fundamentação teórica Cançado (2008) - fala sobre as ocorrências de ambiguidade -, Marcuschi (2008), Koch (1991) - tratam da intertextualidade -, Kant (1971) e Freud (2017) - indicam como ocorrem os efeitos humorísticos observados nas Charges escolhidas. Após a análise do corpus, ficou claro que, devido à ambiguidade, à intertextualidade, ao humor e à crítica presente nas Charges escolhidas, esse gênero pode contribuir para o aprimoramento das competências de leitura e interpretação de textos, principalmente no ambiente atual de ensino no qual os alunos esperam aulas mais dinâmicas e coerentes com a realidade tecnológica deles. Além do que foi indicado, por ser um gênero textual que é facilmente encontrado na internet, a utilização do gênero textual Charge facilita o trabalho dos professores na hora deles planejarem as aulas a serem ministradas nas escolas.
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