Ludus Evolutio: uma proposta lúdica para o Ensino de Evolução Biológica

Batista, Paloma Nair Gomes ; Muniz, Renata Pereira (2022)

tcc

RESUMO: Entre os diversos temas do campo das Ciências Biológicas, a Evolução Biológica assume um papel de destaque, pois dá sentido e articula os fatos das diversas subáreas do conhecimento biológico, fornecendo base conceitual para a compreensão de fenômenos relacionados à vida. Entretanto, a abordagem deste tema ainda encontra obstáculos didáticos e epistemológicos. Através das Metodologias Ativas de Aprendizagem, em especial, atividades lúdicas como o uso de jogos, pode-se explorar conceitos científicos, refletir sobre a realidade e cultura na qual vivemos. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo validar o jogo didático "Ludus Evolutio" elaborado, como ferramenta auxiliar no ensino de Evolução Biológica, através das percepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com 30 alunos da 3ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Córrego de Santa Maria", localizada na região rural do município de São Mateus/ES, e obteve como resultado a resposta positiva para a aplicação do jogo proposto à sua finalidade didática.

ABASTRACT: Among the various topics in the field of Biological Sciences, Biological Evolution assumes a prominent role, as it gives meaning and articulates the facts of the various subareas of biological knowledge, providing a conceptual basis for understanding phenomena related to life. However, the approach to this theme still encounters didactic and epistemological obstacles. Through Active Learning Methodologies, in particular, recreational activities such as the use of games, it is possible to explore scientific concepts, reflect on the reality and culture in which we live. In this sense, the objective of this work was to validate the didactic game "Ludus Evolutio", as an auxiliary tool in the teaching of Biological Evolution, through the perceptions of students in the 3rd year of high school. The research was carried out with 30 students from the 3rd grade of the State School of Elementary and Secondary Education "Córrego de Santa Maria", located in the rural region of the city of São Mateus - Espírito Santo, and obtained a positive response to the application of the proposed game to its didactic purpose.


Collections: