Mesa digital interativa e multidisciplinar: um recurso de inovação às práticas pedagógicas na educação infantil na cidade de Jaguaré-ES

Santos, Rosilene Alves dos (2022)

tcc

Este artigo visa averiguar, por meio de uma pesquisa, as considerações dos profissionais da educação que atuam na rede de ensino municipal de Jaguaré-ES, sobre o uso do recurso tecnológico Mesa Digital Interativa e Multidisciplinar, no contexto da educação infantil, no que diz respeito às propostas de inovações às práticas pedagógicas e às possibilidades de interação entre tecnologia, professor, e o educando. O estudo é de natureza qualitativa e, por um questionário online, buscou conhecer o entendimento de 30 servidores que estão em exercício no ano de 2022. As discussões teóricas que envolvem a temática estão baseadas nos autores, Almeida (1998), Ferrari (2008), Serafim e Souza (2011), Brasil (2017) e Bessa (2017). Dentre os principais resultados do estudo, destacamos que os respondentes reconhecem a importância da mesa digital como um instrumento tecnológico que poderá influenciar diferentes habilidades dos alunos, entre elas: raciocínio e estimulação, contribuindo positivamente no processo de ensino- aprendizagem.

This article aims to investigate, through research, the considerations of education professionals who work in the municipal education network of Jaguaré-ES, on the use of the Interactive and Multidisciplinary Digital Table technological resource, in the context of early childhood education, in terms of respect to proposals for innovations in pedagogical practices and possibilities for interaction between technology, teachers, and students. The study is of a qualitative nature and, through an online questionnaire, sought to know the understanding of 30 civil servants who are working in the year 2022. The theoretical discussions involving the theme are based on the authors, Almeida (1998), Ferrari (2008), Serafim and Souza (2011), Brazil (2017) and Bessa (2017). Among the main results of the study, we highlight that respondents recognize the importance of the digital table as a technological instrument that can influence different skills of students, including: reasoning and stimulation, contributing positively to the teaching-learning process.


Collections: