Sequência didática baseada no ensino híbrido para o estudo dos gases e do plasma
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa apresenta uma Sequência Didática (SD) para o estudo das transformações gasosas e o plasma. Esta SD é baseada no ensino híbrido e utiliza um conjunto de metodologias tais como Rotação por estação e a metodologia Predizer, Observar e Explicar (POE). A aplicação do produto foi feita em uma turma do 2° ano do Ensino Médio, da rede privada, do município de Cariacica, durante o período de pandemia da Covid-19. No início, aplicamos para os alunos um questionário prévio visando efetuar uma análise diagnóstica sobre os conhecimentos relativos aos gases e suas variáveis de estado. Em seguida, realizamos intervenções em sala de aula utilizando atividades de leitura, simulação e a metodologia POE. Nos últimos encontros realizamos duas atividades empregando a metodologia de rotação por estação, uma para abordar as transformações gasosas e outra para realizar o estudo do plasma. Encerramos a SD com um questionário final para comparar os indícios de aprendizagem apresentados pelos alunos após a aplicação do produto educacional. Ao compararmos o questionário prévio e o final, identificamos alguns indícios de aprendizagem, demonstrando que o estudo das transformações gasosas e do plasma utilizando o ensino híbrido é possível e permite a criação de aulas mais dinâmica e proporciona um ambiente que incentiva a autonomia por parte dos alunos durante o seu processo de ensino e aprendizagem.
ABSTRACT: This research presents a Didactic Sequence (SD) for the study of gaseous transformations and plasma. This DS is based on blended learning and uses a set of methodologies such as Station Rotation and the Predict, Observe and Explain (POE) methodology. The application of the product was carried out in a group of the 2nd year of high school, from the private network, in the municipality of Cariacica, during the period of the Covid-19 pandemic. At the beginning, we applied a previous questionnaire to the students in order to carry out a diagnostic analysis on the knowledge related to gases and their state variables. Then, we carried out interventions in the classroom using reading activities, simulation and the POE methodology. In recent meetings, we carried out two activities using the station rotation methodology, one to address gaseous transformations and the other to carry out the study of plasma. We ended the SD with a final questionnaire to compare the evidence of learning presented by the students after applying the educational product. When comparing the previous and final questionnaires, we identified some evidence of learning, demonstrating that the study of gaseous and plasma transformations using hybrid teaching is possible and allows the creation of more dynamic classes and provides an environment that encourages autonomy on the part of students. students during their teaching and learning process.
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