Proposta Didático Pedagógica Para o Ensino de Matemática na Praça da Ciência do Município de Vitória - ES

Barroca, Alexandre Gabriel (2022)

dissertacao_mestrado

O tema desta dissertação de mestrado é O Ensino de Matemática por meio da História da Matemática em um Espaço Não Formal de Educação (Praça da Ciência de Vitória-ES). Este trabalho é de natureza qualitativa, e traz como problema de pesquisa a indagação “Como elaborar uma Proposta Didático-pedagógica para o ensino de conceitos e de conteúdos matemáticos, a partir da História da Matemática, para estudantes de Ensino Fundamental II, utilizando três instrumentos do Acervo Científico da Praça da Ciência?”. Como objetivo geral, propõe: analisar as potencialidades dos dezesseis equipamentos/instrumentos científicos e sua relação com a História da Matemática para o desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Para alcançar tal objetivo, estabelecem-se os objetivos específicos: apresentar a análise — e seus respectivos critérios — de cada um dos dezesseis instrumentos científicos da Praça, e em seguida escolher, dentre os dezesseis, os três instrumentos que mais possibilitam o ensino da História da Matemática e de conceitos e conteúdos matemáticos visando a elaboração da Proposta Didático-Pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, e a partir da análise, definiu-se que os três instrumentos a serem trabalhados na presente pesquisa foram a Escala Musical, o Relógio de Sol Equatorial e o Sistema Solar em Escala, sobre os quais foi feito, de maneira mais aprofundada, um estudo de suas relações com a História da Matemática. Em seguida, houve a elaboração da Proposta Didático Pedagógica, que, por sua vez, deu origem ao Produto Educacional, listado pelo Programa de Mestrado como um dos resultados a serem obtidos ao fim do processo de pesquisa. Além disso, tem-se como resultado a contribuição da Proposta/Produto Educacional como um possível roteiro a ser aplicado por Professores de Matemática do Ensino Fundamental II em suas turmas do 6º ao 9º ano, quando realizarem uma visita pedagógica (Aula de Campo) à Praça da Ciência. A pesquisa permite concluir que o Espaço Não Formal de Educação da Praça da Ciência, com seu Acervo Científico e demais espaços físicos, oferece a possibilidade de se ensinar Matemática a partir da História da Matemática. Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Espaço Não Formal de Educação. Praça da Ciência.


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