Educação para as relações étnico-raciais (ERER) e a formação de professores: percursos formativos no município de Serra-ES

Santos, Tânia Maria dos (2022)

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

RESUMO: Este estudo vincula-se à linha de pesquisa Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória. Objetiva analisar as contribuições do curso de formação continuada, ofertado pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER) da Secretaria de Educação, para a formação de professores do Sistema de Ensino do município de Serra (ES). Esse propósito pautou-se no seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do curso de formação continuada ofertado pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER) para a formação dos professores do Sistema de Ensino do município de Serra e quais seriam as demandas formativas dos professores egressos, advindas de suas vivências nas escolas? Foram analisadas, no recorte temporário de 2007 a 2022, pesquisas que sob alguns aspectos dialogam com a nossa. Como embasamento teórico, no que tange à formação de professores trilhamos sob a perspectiva das concepções de: Freire (1967, 1987,1996, 2000, 2001); Imbernón (2010, 2011); Tardif (2014); Caprini (2017) e outros. Os estudos de referência para a temática da Formação de Professores e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) foram de Gomes (2003, 2005, 2012, 2017), Gomes e Silva (2002), Candau (2014) e outros. Optamos pela pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação colaborativa sob o aporte teórico de Thiollent (1986, 2022), Tripp (2005) e Franco (2005). Para a produção de dados, diferentes instrumentos e estratégias foram utilizados: sessão de estudos reflexivos, questionários, observações, registros e avaliação. A análise dos dados deu-se a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e Franco (2021). Esta pesquisa buscou oportunizar aos professores egressos do curso de formação continuada em tela reflexões acerca de suas práticas pedagógicas e as implicações dessas práticas para a valorização da história africana, afro-brasileira e indígena nas escolas serranas, bem como colaborar para um aprofundamento epistemológico no que concerne à educação para as relações étnico-raciais. O produto educacional elaborado, a partir deste trabalho, qual seja, uma proposta de formação continuada sob o caráter de “pós-formação”, enseja contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas incorporadas da diversidade étnico-racial e da luta antirracista.

ABSTRACT: This study is linked to the Teacher Training research line, of the Graduate Program in Humanities Teaching (PPGEH), of the Federal Institute of Espírito Santo, Campus Vitória. It aims to analyze the contributions of the continuing education course, offered by the Coordination of Ethnic-Racial Studies (CEER) of the Department of Education, for the training of teachers in the Education System of the municipality of Serra (ES). This purpose was based on the following research problem: what are the contributions of the continuing education course offered by the Coordination of Ethnic-Racial Studies (CEER) for the training of teachers in the Education System of the municipality of Serra and what would be the training demands of former teachers, arising from their experiences in schools? In the temporary cut from 2007 to 2022, studies that, in some respects, dialogue with ours were analysed. As a theoretical basis, with regard to teacher training, we followed the perspective of the concepts of: Freire (1967, 1987, 1996, 2000, 2001); Imbernon (2010, 2011); Tardif (2014); Caprini (2017) and others. The reference studies for the theme of Teacher Training and Education for EthnicRacial Relations (ERER) were by Gomes (2003, 2005, 2012, 2017), Gomes e Silva (2002), Candau (2014) and others. We opted for qualitative research, of the collaborative action-research type under the theoretical support of Thiollent (1986, 2022), Tripp (2005) and Franco (2005). For the production of data, different instruments and strategies were used: reflective study session, questionnaires, observations, records and evaluation. Data analysis was based on Content Analysis by Bardin (2011) and Franco (2021). This research sought to provide opportunities for teachers who graduated from the ongoing training course to reflect on their pedagogical practices and the implications of these practices for the appreciation of African, Afro-Brazilian and indigenous history in mountain schools, as well as to collaborate for an epistemological deepening in what concerns education for ethnicracial relations. The educational product developed from this work, that is, a proposal for continuing education under the character of "post-training", aims to contribute to the development of pedagogical practices incorporated from ethnic-racial diversity and the anti-racist struggle.


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