PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
dissertacao_mestrado
A literatura indica que, tipicamente, o ensino de ciências no ensino fundamental se utiliza de modelos tradicionais não havendo variações nas metodologias de ensino aplicadas, os quais não contribuem apropriadamente para o engajamento dos estudantes. Elegendo a temática Terra e Universo como central, a ação da pesquisa consiste em explorá-la através de um curso de formação de professores. Desenvolvido no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), através de um curso de extensão, pretendemos, refletir coletivamente sobre novos significados em relação à educação científica e o uso de tecnologias no contexto escolar. Objetivamos averiguar como um curso de formação continuada pode propiciar, a professores/as do ensino fundamental, o desenvolvimento da perspectiva da Alfabetização Científica e a capacitação para o uso e produção de Materiais Educacionais Digitais relacionados ao ensino de Astronomia. Como resultado destacamos que dentre os inscritos quase a metade finalizaram o curso. Certamente os professores que se inscreveram interessaram-se pelo tema proposto, mas o desgaste cotidiano provavelmente os fez desistir de participar dos momentos síncronos e posteriormente dos assíncronos. O estudo a distância exige grande empenho e organização por parte do educando. Considera-se que o processo formativo é contínuo, portanto, não se finaliza, entendendo-se que a ciência está em constante transformação e consequentemente os conhecimentos também. Contudo para que cursos de formação continuada tenham êxito é necessário facilitar o acesso e estimular a participação dos cursistas. Como produto educacional construímos um E-book, relacionado aos conteúdos de Astronomia, alinhado com as contribuições dos participantes do curso de extensão e com nosso referencial teórico de modo a iniciarmos a busca por rompermos algumas concepções alternativas, demonstradas por esses professores, mas que se refletem em muitos outros. O e-book auxilia na ampliação da educação científica, pois é um material que pode ser acessado facilmente em qualquer parte do mundo. Fugimos da abordagem tradicional à medida que diversificamos as metodologias de ensino. O curso permitiu fomentar discussões a respeito dos conceitos da Alfabetização Científica, além de incentivarmos e subsidiarmos teoricamente a importância da construção de Materiais Educacionais Digitais para o ensino, também esperamos garantir o engajamento dos alunos por meio do uso do material produzido, com a condução de seus professores, ao ofertamos atividades em que os alunos constroem suas respostas mediante ao processo investigativo.
The literature indicates that science teaching typically uses traditional models, which do not properly contribute to student engagement. Thus, we understand the importance of having the perspectives of an effective science education and the use of technologies in science teaching, from the initial grades onwards. Electing the theme Earth and Universe as central, the research action consists of exploring it through a teacher training course. Developed at the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), through an extension course, we intend to collectively reflect on new meanings in relation to science education and the use of technologies in the school ontext. We aimed to find out how a continuing education course can provide elementary school teachers with the development of a Scientific Literacy perspective and training for the use and production of Digital Educational Materials related to the teaching of Astronomy. It is expected to support and develop pedagogical actions that aim at an education oriented towards student engagement and the experience of scientific knowledge in the perspective of effective scientific literacy. As a result, we highlight that among those enrolled, less than half completed the course. Certainly, the professors who signed up were interested in the proposed theme, but everyday ear and tear probably made them give up participating in the synchronous moments and later in the asynchronous ones. Distance learning requires great commitment and organization on the part of the student. It is considered that the training process is continuous, therefore, it does not end, understanding that science is in constant transformation and consequently knowledge as well. However, for continuing education courses to be successful, it is necessary to facilitate access and encourage the participation of course participants. As an educational product, we built an E-book, related to the contents of Astronomy, aligned with the contributions of the participants of the extension course and with our theoretical reference in order to start the search for breaking some alternative conceptions, demonstrated by these teachers, but which are reflected in many others. The course made it possible to encourage discussions about the concepts of Scientific Literacy, in addition to encouraging and theoretically subsidizing the importance of building Digital Educational Materials for teaching.
Redes Sociais