Aula de campo em espaços educativos não formais em Jesus de Nazareth : uma prática de educação ambiental
Dissertação de mestrado
RESUMO: Por compreender que a Educação Ambiental apresenta grande importância frente à crescente necessidade de formação de cidadãos comprometidos com as questões socioambientais, delimitou-se como objetivo para o presente estudo, compreender a importância da aula de campo em espaços educativos não formais e sua contribuição no processo de formação dos estudantes do 7º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edna de Mattos Siqueira Gáudio, na perspectiva da Educação Ambiental. Os fundamentos teóricos assumidos na proposta da presente pesquisa têm como base os estudos de autores como: Loureiro (2007; 2012), Matarezi (2005) e Guimarães (2000; 2007) que estudam a Educação Ambiental bem como suas tendências, tendo também como embasamento teórico o pensamento de Freire em um diálogo com a Educação Ambiental; Jacobucci (2008) e Gohn (2006) que discutem as diversas potencialidades educativas não formais em inúmeros tipos de espaços não formais e suas aproximações com a escola; Viveiros e Diniz (2009), Silva, Silva e Varejão (2010), Thomaz Júnior (1992) e Compiani e Carneiro (1993) que apresentam o percurso metodológico para uma boa aula de campo. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que é possível potencializar o processo de formação dos estudantes em Educação Ambiental, por meio da aula de campo realizada em espaços educativos não formais, nas proximidades da escola. Além disso, esta pesquisa propôs ao seu final a elaboração de um produto educacional, em forma de caderno pedagógico que contém a metodologia da aula de campo e que busca contribuir para a prática da Educação Ambiental para professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental.
ABSTRACT: As Environmental Education is believed to show considerable importance due to the growing need for educating citizens committed to social and environmental issues, the objective of the present study is to analyze the importance of fieldwork classes in nonformal educational spaces and their contribution to the learning process of students from the 7th grade of primary education, at the public Primary School Edna de Mattos Siqueira Gáudio, from the perspective of Environmental Education. The theoretical scope for the objective of this study draws primarily on the work of authors such as Loureiro (2007, 2012), Matarezi (2005) and Guimarães (2000, 2007) who study not only Environmental Education but also their trends; this research also draws on the work of Freire in conversation with Environmental Education; Jacobucci (2008) and Gohn (2006) who discuss the various non-formal educational potentialities in a great many types of non-formal spaces and their closeness to the school; Viveiros and Diniz (2009), Silva, Silva and Varejão (2010), Thomaz Júnior (1992) and Compiani and Carneiro (1993) who provide a methodological framework for a good fieldwork class. The method employed was qualitative in nature: a case study was carried out. The results point to the possibility of maximizing the learning process of students in Environmental Education via fieldwork classes in non-formal spaces close to the school. Furthermore, the present research puts forward in its conclusion an educational product: a pedagogical notebook which describes the class procedures and which also aims to contribute to the practice of environmental education for inservice teachers of the final years of primary school.
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