Reforma do ensino médio e os novos (velhos) caminhos para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio : contradições e desafios na expansão de cursos técnicos integrados na rede pública estadual do Espírito Santo

Barbosa Júnior, Antônio Carlos (2022)

dissertacao de mestrado

RESUMO: Essa pesquisa analisa a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em sua trajetória histórica e em seu atual momento no Brasil e na rede pública estadual do Espírito Santo (ES). A atual conjuntura é de implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). Em âmbito estadual vem ocorrendo a implementação da reforma (“Novo Ensino Médio Capixaba”) e a expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) com a oferta do itinerário da Formação Técnica e Profissional (FTP) em grande parte das escolas que passam a ofertar o EMTI. O objetivo geral da pesquisa é analisar a expansão da EPTNM na rede estadual do ES no contexto de implementação da atual reforma do EM. Os objetivos específicos estão relacionados à análise dos principais aspectos da implementação desse novo formato em uma escola da rede estadual: a forma de aplicação, a concepção pedagógica, a organização curricular, as condições de infraestrutura, as condições de trabalho, a condição juvenil, e as implicações dessa proposta para a escola e para a comunidade escolar. A análise baseada no método materialista histórico dialético faz uma reflexão sobre as disputas em torno das concepções de EM e EPTNM, buscando confrontar o modelo atual com a proposta do Ensino Médio Integrado (EMI) que se baseia na concepção da politecnia/formação omnilateral, sobre a concepção e a implementação desse modelo, as contradições e mediações entre essa proposta e a realidade vivida, a visão e a prática dos sujeitos envolvidos. O percurso metodológico seguiu as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas e a produção de dados por meio da análise de conteúdos. O produto educacional é um documentário que pode ser utilizado como instrumento de formação/reflexão para os profissionais envolvidos na EPTNM, para aqueles que venham a integrar a modalidade, para toda comunidade escolar e para o meio acadêmico.


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