Emprego de afetividade e tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

Santos, Rosikeila Moreira Vieira (2022)

tcc

RESUMO: A afetividade é um elemento inseparável do processo de ensino-aprendizagem. O presente tema foi escolhido com o objetivo de analisar formas de interação mediadas pela afetividade na prática docente, fazendo uso de tecnologias para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O aporte teórico, referente ao emprego das práticas afetivas no enriquecimento das relações entre o docente e discente, baseia-se nas obras produzidas pelos estudiosos Wallon, Vygotsky, Piaget e Freire, dentre outros. O problema que direcionou este estudo fundamentou-se em investigar o papel da afetividade e das tecnologias digitais para construção do processo de ensino-aprendizagem. Haja vista a importância tanto da afetividade, que é capaz de fortalecer as relações entre professor e aluno e ainda contribui para a construção de seres humanos mais completos, quanto do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação que se tornaram imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que a afetividade é indispensável no processo educativo, sinalizaram que ela ocorre em decorrência de interações sucessivas entre as pessoas a partir de uma relação vincular, promovendo uma educação produtiva e transformadora. Os resultados mostraram ainda, que no atual contexto em que se a educação está inserida o uso de tecnologias é indispensável e pode contribuir para a interação entre professor e aluno. Para os procedimentos metodológicos foi utilizada uma abordagem qualitativa. Foram utilizadas fontes de pesquisa que têm contribuído para expansão do tema e, também as principais teorias que servem diretamente à Educação.

ABSTRACT: Affectivity is an inseparable element of the teaching-learning process. The theme was chosen with the aim of studying how it can be used as a teaching objective for learning, making use of it to assist in the learning process. For theoretical support, regarding the importance of affective practices between professors and professors, relevant works about Wallon, Vyre, among others, were used. What led this study to investigate how the model of fundamentals of education can offer an education relationship between teacher and student, and what initiatives will be carried out to minimize the effects on learning. Act in view of the importance of life, which is capable of strengthening even between teacher and student and human beings contribute to the construction of more complete education, regarding the use of digital information and communication technologies that have become essential in the process of human learning. The results indicate affection is indispensable in the educational process, they signal it as a result of a successive change between people who bond with people, promoting a productive and transforming relationship. Those that are still taught and that in the current context are inserted, the use of technologies is indispensable and can contribute to the interaction between teacher and student. For the methodological procedures, a qualitative approach was used. Research sources were used that have contributed to the expansion of the theme, as well as the main theories that directly serve Education.


Collections: