O ensino em valores pelo karatê-dô: possibilidades de uma sequência didática.
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O presente estudo teve como finalidade elaborar uma sequência didática para o ensino dos conteúdos atitudinais intrínsecos do karatê-dô com uso de métodos ativos. De acordo com estudo de revisão de literatura, foi possível constatar as limitações em estudos para apresentarem propostas pedagógicas que fazem uso de métodos ativos para o ensino de valores intrínsecos do karatê no contexto escolar. Ainda mais, há lacunas de estudos propositivos de sequências didáticas com a finalidade de provocar o pensamento autônomo e crítico dos discentes. Para realizar o presente trabalho, foram utilizados alguns princípios do método de pesquisa de tipo intervenção pedagógica. A análise dos resultados pôde evidenciar que há possibilidades para o ensino de conteúdos atitudinais do karatê por meio de métodos e técnicas de ensino ativos e distintos daqueles que são tradicionalmente utilizados. Foi possível utilizar de saberes experienciais oriundos da tradição pedagógica docente de karatê para elaborar uma sequência didática com potencial para promover reflexões sobre o fair play por meio do karatê. Foi demonstrada ainda caminhos de uma sequência didática para o ensino dos conteúdos atitudinais intrínsecos do karatê-dô com potencial para estimular o pensamento crítico, autônomo e aprendizagem significativa dos discentes. O presente trabalho deixa em aberto ainda a possibilidade de continuidade outros trabalhos com proposta de elaboração de uma intervenção pedagógica, em inteiro teor. Isto será essencial para qualificar a práxis pedagógica para o ensino em valores das lutas com uso de métodos ativos e orientado para finalidades educativas de tipo progressista.
This study aimed to develop a didactic sequence for teaching the intrinsic attitudinal contents of karate-dô using active methods. According to a literature review study, it was possible to verify limitations in studies to present pedagogical proposals that make use of active methods for teaching karate intrinsic values in the school context. Even more, there are gaps in propositional studies of didactic sequences in order to provoke students' autonomous and critical thinking. To carry out this work, some principles of the pedagogical intervention research method were used. The analysis of the results showed that there are possibilities for teaching attitudinal karate content through active teaching methods and techniques that are different from those traditionally used. It was possible to use experiential knowledge from the karate teaching pedagogical tradition to develop a didactic sequence with the potential to promote reflections on fair play through karate. It was also demonstrated ways of a didactic sequence for teaching the intrinsic attitudinal contents of karate with the potential to stimulate critical and autonomous thinking and meaningful learning of students. The present work still leaves open the possibility of continuing other works with a proposal for the elaboration of a pedagogical intervention, in its entirety. This will be essential to qualify the pedagogical praxis for teaching values of struggles using active methods and oriented towards progressive educational purposes.
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