A influência exercida pelas crianças nas compras da família

Bastos, Diego Pascoal (2022)

tcc

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo investigar a influência que uma criança que se encontra na chamada terceira infância, ou seja, que tem entre 7 e 11 anos e 11 meses, pode exercer nas decisões de compra das famílias do distrito de Vila Verde, Pancas, Espírito Santo. Para chegar aos resultados, foram realizadas pesquisas em fontes bibliográficas relacionadas com o tema do estudo e aplicado um questionário aos pais ou responsáveis de crianças matriculadas na instituição de ensino Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Januário Ribeiro (EEEFM Januário Ribeiro), que se encontra no distrito em pauta. Como resultados, observa-se que as crianças exercem maior influência em produtos de vestuário e em brinquedos, sendo as propagandas e a estratégia de licenciamento de produtos fundamentais para isso. Também foi possível perceber que a condição social das famílias tem impacto na decisão de levar em conta ou não as vontades dos filhos na hora das compras, pois foi comprovado que quando se leva em consideração os desejos dos filhos, os gastos ficam maiores.

ABSTRACT: This article aims to investigate the influence that a child who is in the so-called third childhood, that is, who is between 7 and 11 years and 11 months, can exert on the purchase decisions of families in the district of Vila Verde, Pancas, Espírito Santo. To reach the results, research was carried out in bibliographic sources related to the subject of the study and a questionnaire was applied to parents or guardians of children enrolled in the educational institution Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Januário Ribeiro (EEEFM Januário Ribeiro), which is in the district in question. As a result, we observed that children exert greater influence on clothing products and toys, with advertisements and the product licensing strategy being fundamental for this. It was also possible to perceive that the social condition of the families has an impact on the decision of whether or not to take into account the wishes of the children when shopping


Collections: