Os sentidos da leitura no segundo segmento da EJA : um diálogo com os contos de Rubem Fonseca
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida em consonância com os princípios da linha dos Estudos Literários, no âmbito do Profletras – Ifes Vitória, propõe compreender as relações dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do Segundo Segmento, com a leitura a partir de uma proposta de intervenção pedagógica, partindo dos contos de Rubem Fonseca, aspirando à formação de leitores cuja postura seja crítica diante do texto e da sua própria vida. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa da pesquisa, na perspectiva bakhtiniana da narrativa em educação, em que a escuta do estudante, conforme Freire (2011) e a produção das narrativas, a partir das conversações literárias de Bajour (2012) serão procedimentos metodológicos utilizados durante o percurso. Este estudo se fundamenta nas matrizes teóricas de autores como Freire (1987, 1997, 1999, 1989, 2016), abordando a importância do ato de ler o mundo; Bakhtin (2003, 2010 e 2017), na abordagem da compreensão dialógica de linguagem, da alteridade e da leitura no grande tempo da cultura; Arroyo (2008, 2017) e Castro (2014) no que concerne à legislação e às especificidades da EJA. Giovedi (2019) sobre a perspectiva freiriana na educação; além de outros autores representativos da crítica literária fonsequiana, como Padilha (2007). A pesquisa resultou em um produto educacional (e-book), que apresentará propostas de leitura literária dialógica que poderão contribuir como subsídio teórico-metodológico a professores de Língua Portuguesa da Educação Básica.
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