O teatro como instrumento metodológico no ensino de Ciências
tcc
A educação em sua totalidade, tem vivenciado positivamente constantes mudanças durante toda a história em busca de um ensino igualitário, inclusivo, capaz de atrair a curiosidade e despertar o interesse do aluno, tornando o aprendizado mais significativo e construtivo na vida acadêmica. Devido esses fatos, este trabalho propõe a utilização do teatro como uma ferramenta metodológica, pois entende-se que o ensino de ciências possui muitas peculiaridades do cotidiano, e porque não utilizar desta realidade para construir um aprendizado mais atrativo? Muitas das vezes, a utilização de métodos tradicionais de ensino como cadeiras enfileiradas, professor detentor de todo conhecimento e alunos somente como ouvintes, e não como construtores do conhecimento, torna o ensino maçante, cansativo e a base de “decoreba”. Propõe-se nesse trabalho, o teatro como metodologia para se ensinar ciências, fazendo uma análise comparativa entre o ensino tradicional e o ensino com a utilização do teatro. O objetivo do estudo foi aplicar o método tradicional em uma turma de ensino fundamental 2, e utilizar o teatro em outra turma com a mesma temática. Neste trabalho foi utilizado o tema “Sensibilização ambiental na temática da poluição do ar, entendendo as camadas da atmosfera”. Esta pesquisa foi desenvolvida na escola pública EMEIEF “VALE DE TABOCAS”, escola rural do município de Santa Teresa/ES com turmas de 7º e 8º ano. Estas turmas foram divididas em turmas A e B, onde foi utilizado o ensino Tradicional na Turma A e a ferramenta Teatro na Turma B. Após o desenvolvimento das metodologias em ambas turmas, os alunos realizaram um questionário avaliativo onde foi levantado análise dos dados de maneira comparativa, onde houve um melhor aproveitamento geral na turma onde foi desenvolvida teatro. A partir dos resultados desta pesquisa, foi desenvolvido o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento, e além disso, também foi possível realizar um comparativo de diferentes metodologias de ensino, entendendo o teatro como um potencializador para o ensino de ciências.
Redes Sociais