Inserção da Etnoastronomia Guarani em aulas de Física
dissertacao_mestrado
RESUMO: A presente dissertação apresenta a produção, aplicação e análise de um produto educacional, constituído de um guia didático, voltado à inserção de discussões sobre Etnoastronomia, especialmente a Guarani, em aulas de Física no Ensino Médio. Iniciamos pelo estudo de referenciais teóricos que pudessem sustentar nossas produções. Estes discutem a ideia de que a Ciência, enquanto construção humana, é contextual e cultural. Dentro desta perspectiva, processos de dominação cultural incluem fenômenos em que a Ciência substitui e apaga conhecimentos tradicionais. Assim sendo, coloca-se como pauta a retomada destes conhecimentos tradicionais, não visando substituir o conhecimento científico, mas ampliar as discussões que o sustentam. Dentro desta linha, abordamos tais processos no caso da Astronomia, ou seja, quais conhecimentos tradicionais relativos à Astronomia foram historicamente substituídos e como reintegrá-los às discussões científicas. Esse campo é conhecido como Etnoastronomia. De forma mais específica, nos concentramos em conhecimentos de origem Guarani. A partir daí, produzimos um guia didático composto por textos, para o aluno e o professor, e roteiros de atividades. Tais materiais, integrados em uma sequência didática baseada na metodologia dos Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem, iniciam com discussões sobre os calendários e sua natureza cultural, para abordar os fenômenos astronômicos que estão por trás da marcação do tempo. A partir disso, discute-se as representações do Céu e a evolução histórica daquela defendida pela Ciência. Após a construção, foi feita a aplicação, em dois momentos distintos, e a análise dos resultados. Observou-se que os estudantes conseguem operar com conceitos astronômicos básicos e também discutir questões elementares da Ciência enquanto construção humana. A partir disso, propomos que os materiais, especialmente em conjunto, sejam utilizados como trabalho introdutório de tópicos de Física e Astronomia, apesar de não ser totalmente incoerente a utilização destes durante ou ao final de um curso.
ABSTRACT: The present dissertation presents the production, application and analysis of an educational product, consisting of a didactic guide, aimed at inserting discussions about Ethnoastronomy, especially Guarani, in Physics classes in High School. We started with the study of theoretical references that could support our productions. These discuss the idea that Science, as a human construction, is contextual and cultural. Within this perspective, processes of cultural domination include phenomena in which Science replaces and erases traditional knowledge. Therefore, the resumption of this traditional knowledge is placed as an agenda, not aiming to replace scientific knowledge, but to expand the discussions that sustain it. Within this line, we approach such processes in the case of Astronomy, that is, what traditional knowledge related to Astronomy was historically replaced and how to reintegrate them into scientific discussions. This field is known as Ethnoastronomy. More specifically, we focus on knowledge of Guarani origin. From there, we produced a didactic guide composed of texts, for the student and the teacher, and activity scripts. Such materials, integrated into a didactic sequence based on the methodology of the Four Elements of Interaction in Four Levels of Learning, begin with discussions about calendars and their cultural nature, to address the astronomical phenomena that are behind the marking of time. From this, the representations of Sky and the historical evolution of that defended by Science are discussed. After the construction, the application was made, in two distinct moments, and the analysis of the results. It was observed that students are able to operate with basic astronomical concepts and also discuss elementary issues of Science as a human construction. Based on this, we propose that the materials, especially together, be used as introductory work on Physics and Astronomy topics, although their use during or at the end of a course is not totally inconsistent.
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