O uso da força como paradigma simplificador no ensino policial militar: articulações entre teoria e prática no curso superior de tecnologia em segurança pública – formação de soldados

Amaral, Jefferson Pinheiro do ; Cavalari Junior, Octávio (2022)

livro

Este E-book intitulado “O uso da força como paradigma simplificador no ensino policial militar: articulações entre teoria e prática no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública – Formação de Soldados” é fruto da pesquisa realizada no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), como um dos desdobramentos da dissertação “O ensino profissional policial militar: as articulações entre teoria e prática durante a ação docente”. As contribuições das experiências profissionais dos docentes, com vínculos civis e militares, foram as peças fundamentais para a elaboração do material. As discussões são destinadas aos professores integrantes das equipes dos cursos de formação das polícias militares, principalmente aqueles encarregados pelas primeiras disciplinas dos cursos de formação que tratam direta ou indiretamente sobre o monopólio do uso da força pelo Estado. A pesquisa que originou o presente Ebook foi desenvolvida junto a uma equipe de professores que atuam na formação profissional e tecnológica dos policiais militares ingressantes no serviço público do Estado do Espírito Santo, por meio do “Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública – Formação de Soldados” e é dedicado a todos aqueles que, de forma direta, têm contribuído para a construção de soluções no universo da segurança pública por meio da formação de seus agentes. Este material tem a pretensão de trazer, de maneira resumida e objetiva, discussões sobre um dos temas mais candentes relacionados ao fazer policial: o uso da força. A opção pelo tema ocorre pelo destaque dado ao assunto durante a pesquisa e por ter se apresentado com uma dupla perspectiva, uma paradigmática e outra interdisciplinar, as quais perpassam a prática do trabalho policial. Optou-se pela construção do E-book, sob uma estrutura baseada capítulos curtos, para um funcionamento de maneira independente ou articulada, possibilitando aos professores leituras rápidas sobre os assuntos. Assim, o primeiro capítulo busca definir a expressão paradigma com a finalidade de demonstrar como o instituto do uso da força surge como elemento simplificador do trabalho policial. O segundo capítulo apresenta como o uso da força surge dentro da estruturação pedagógica. Já o terceiro capítulo apresenta os infográficos como elementos pedagógicos que possibilitam a referenciação das discussões relacionadas ao uso da força. No quarto capítulo são apresentadas breves discussões sobre a centralidade dada ao uso da força na definição do trabalho policial, a dimensão simbólica da construção histórica e os processos de desconstruções possíveis do paradigma da força por meio da utilização dos temas transversais do Projeto Pedagógico do Curso. O quinto capítulo centraliza a discussão no trabalho docente e a necessidade da construção de relações dialógicas para o processo de formação profissional policial militar. O último capítulo vem tratar sobre a importância do uso de abordagens interdisciplinares e transversais no ensino para a compreensão da aplicação prática do uso da força pelos AEAL. Por fim desejamos a todos uma excelente leitura e que as discussões iniciadas nas próximas páginas possam sem ampliadas junto aos alunos durante o exercício do ensino.


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