Espaços e contornos da praça dos sonhos

Mello, Luanda Firme de ; Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de ; Wrobel, Julia Schaetzle (2022)

livro

Nossa opção pelo Lesson Study como fio condutor das ações de ensino e de seus impactos sobre a aprendizagem de estudantes não é incidental, está pautada em seus reflexos em práticas que vêm se mostrando potentes para a aprendizagem em Matemática, evidenciados tanto em resultados apresentados pelo Japão em testes de larga escala e em pesquisas acadêmicas na área de Educação Matemática, quanto na própria experiência das organizadoras desta série. Pretendemos difundir entre professores que ensinam Matemática o resultado de aulas planejadas-executadas-refletidas, que poderão funcionar como ponto de partida para suas próprias ações de ensino, deixando a cargo de sua criatividade e experiência avanços a partir do que for apresentado em cada volume da série. Desse modo, o professor poderá imprimir sua marca pessoal em suas ações, uma vez que cada turma tem seu modo de ser e de sentir o mundo, seu contexto e sua história. Ademais, os livros podem ser utilizados em disciplinas específicas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia ou em Matemática, em Programas de Pós-Graduações e em atividades de formação continuada em ensino de Matemática. Para além de um produto educacional em ensino, os livros da série Lesson Study em Matemática são, em si, resultados de processos de investigação realizados em meio à prática diária de professores em sala de aula, sobretudo, com o cuidado de serem escritos com linguagem própria da sala de aula. Por fim, destacamos que cada volume da série se apresenta independente, podendo ser lido e levado a efeito fora de ordem, conforme o interesse do leitor.


Collections: