ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA EM CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS, INTEGRANTES DE SEIS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA GRANDE VITÓRIA
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O presente trabalho objetivou analisar os impactos da pandemia em crianças de três a quatro anos, integrantes de seis turmas da Educação Infantil da Grande Vitória. Como percurso metodológico, foi utilizado o desenvolvimento do estudo, o qual se dividiu em: revisão de literatura em artigos selecionados, através do Google Acadêmico e das bases de dados Scielo; referencial teórico, com base nos conceitos de infância para Ariès (1981), junto à etapa da Educação Infantil, por meio dos documentos legais da BNCC; a Teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico- Crítica, tendo como referencial teórico os estudos de Vigotski (1997; 2004; 2007) e de Saviani (2003; 2009; 2011), bem como o Materialismo histórico-dialético, proposto por Marx (2006). A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, com a coleta de dados através de entrevistas com professoras da Educação Infantil, feitas a partir de um questionário estruturado e de uma análise qualitativa, a fim de que fosse relacionada aos referenciais teóricos. Buscou-se, portanto, identificar os efeitos da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento psíquico de crianças de três a quatro anos e compreendendo o papel da escola e do professor no desenvolvimento do aluno e na mitigação dos efeitos da pandemia, via interação e contexto social. Dessa forma, concluiu-se que a ausência da mediação escolar e a interação no isolamento social ocasionaram grandes impactos no desenvolvimento das crianças, acarretando diversos problemas. Entretanto, nota-se a importância do papel escolar, pois ao serem retomadas as aulas, por meio da mediação objetivada e da interação, os efeitos da pandemia foram minimizados e o desenvolvimento das crianças foi potencializado.
The present work aimed to analyze the impacts of the pandemic on children aged three to four years, members of six classes of Early Childhood Education in Greater Vitória. As a methodological route, the development of the study was used, which was divided into: literature review of selected articles, through Google Scholar and Scielo databases; theoretical framework, based on the concepts of childhood for Ariès (1981), along with the Early Childhood Education stage, through the legal documents of the BNCC; the Historical-Cultural Theory and the Historical-Critical Pedagogy, having as a theoretical reference the studies of Vigotski (1997; 2004; 2007) and Saviani (2003; 2009; 2011), as well as the historical-dialectical Materialism, proposed by Marx ( 2006). The methodology used was field research, with data collection through interviews with kindergarten teachers, based on a structured questionnaire and a qualitative analysis, in order to be related to the theoretical references. Therefore, we sought to identify the effects of the Covid-19 pandemic on the psychic development of children aged three to four years and understanding the role of the school and the teacher in the development of the student and in mitigating the effects of the pandemic, via interaction and context. Social. Thus, it was concluded that the absence of school mediation and the interaction in social isolation caused great impacts on the development of children, causing several problems. However, the importance of the school role is noted, because when classes are resumed, through objectified mediation and interaction, the effects of the pandemic were minimized and the development of children was enhanced.
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