A aprendizagem baseada em problemas (ABP) aplicada ao ensino de leitura sob uma perspectiva crítica no Ensino Fundamental
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Este estudo tem por objetivo fazer uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de leitura que vise o estímulo e desenvolvimento de habilidades concernentes à participação crítica, autonomia e protagonismo dos educandos nas séries finais do ensino fundamental, por meio de uma abordagem de ensino de leitura sob uma perspectiva crítica com a aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa cuja proposta de intervenção pedagógica se caracteriza, também, como pesquisa-ação, pois a proposta passou por avaliação dos pares para validação da mesma, visto que sua aplicação em sala não foi possível devido restrições da pandemia, constituindo assim o caráter colaborativo da pesquisa -ação. O estudo baseia-se em Freire (2001), Soares (2004) e pesquisadores da área de educação como Borochovicius (2020) e Lima (2019). Neste viés, propõe-se agregar ao campo acadêmico e educacional possibilidades de intervenção para o ensino de leitura que potencializem a autonomia dos educandos em sua aprendizagem de forma significativa. Dessa forma, por meio da avaliação pelos pares, os resultados apontam que quando há escassez de criticidade e de pensamento autônomo por parte dos educandos, ocorrem entraves para a formação plena do leitor e, sendo assim, entendeu-se como viável a proposta que une leitura, perspectiva crítica e ABP para o estímulo de habilidades dos educandos que o instiguem à participação crítica e ativa de forma interna e externa aos muros da escola.
The present study focuses on reading as a possibility of access to criticality. This study aims at discussing the practice of teaching reading and the construction of critical thinking in the early grades of Elementary Education; also we try to understand how to stimulate criticality and participation through reading practice. In addition, it is proposed here to verify which are the limitations referred to the students’ learning process when inserted in the traditional teaching bias, addressing language only as code. We also aim at investigating the strategies that already exist in the educational environment for teaching critical and participatory reading, and analyze the possibilities and strategies for developing criticality through the practice of teaching reading. Thus, this research is based on readings and authors such as Freire (1987; 2001), Kleiman (2008) and Solé (1996), who has a lot of contributions directed to critical reading for education. The methodology is based on a bibliographic study built on existing works, such as scientific articles, monographs, books and virtual libraries to propose a reflective and qualitative analysis on the topic. The results of this study indicate that the practice of critical reading occurs mainly through reading strategies, as learning process strategies, for example, through inferences, verification, anticipation and methodologies that bring the reader, in an attractive and dynamic way, to his/her daily experience, that is, to their social environment, favoring the teaching of reading in proficient, spontaneous and critical-participatory way
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