Prática pedagógica histórico-crítica
tcc
RESUMO: Essa pesquisa teve como problema, desenvolver uma prática pedagógica histórico crítica no ensino de história numa turma de 3º Ano do ensino médio com o auxílio do filme “A Onda”. Tendo a hipótese de que a exibição do filme, seguida de problematizações da realidade e os conhecimentos históricos de Regimes Nazifascistas, seriam base para uma leitura crítica da realidade. Se justifica pela necessidade, enquanto professor, de tornar explicito as intencionalidades da prática pedagógica em sala de aula. Tem sua relevância no sentido de evidenciar o método da pedagogia histórico-crítica, como uma possibilidade teórico-metodológico no ensino da História. Entre os principais autores, a proposta se valeu das contribuições de Demerval Saviani. O estudo utilizou metodologicamente da pesquisa ação e o resultado alcançado foi a crítica de 47% alunos aos discursos de manipulação das massas. Revelou também que os desafios da escola pública ainda se encontram em ordem de acesso e permanência.
ABSTRACT: The problem of this research was to develop a pedagogical historical critique in the teaching of history in the 3rd year high school class with the help of the film “The Wave”. Having a hypothesis that the exhibition of the film, followed by problematizations of reality and the historical knowledge of Nazi-fascist regimes would be the basis for a critical reading of reality. It iis justified by the need, as a teacher, to make explicit the intentions of pedagogical practice in the classroom. It has its historical-method history in the sense of teaching-criticism of pedagogy, as a possibility of history-teaching-methodology. Among the main authors, the proposal drew on the contributions of Demerval Saviani. The methodologically used study of action. And the reliable result was the 47% mass critique of the mass manipulation numbers. It also revealed the challenges of public school are still in order of access and permanence.
Redes Sociais