O técnico em administração de nível médio e as contribuições da matemática para sua formação profissional

Guaitolini, Briane Costa de Oliveira (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho apresenta a pesquisa de Mestrado Profissional, onde os temas principais de investigação foram o currículo do Ensino Médio Integrado e a Educação Matemática. O objetivo da Pesquisa foi investigar como a disciplina de Matemática do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, do IFES campus Linhares, contribui para a formação profissional, analisar seu currículo e propor ações para promover a interdisciplinaridade da matemática com a formação técnica integrada ao Ensino Médio. Como referencial teórico, utilizam-se os pressupostos da Educação Matemática Crítica, da Educação Matemática, Educação Profissional e a construção social e cultural do currículo. A Pesquisa tem uma abordagem metodológica qualitativa, desejando entender, pela ótica dos indivíduos envolvidos na obtenção de informações, como se dá o processo educacional do objeto da pesquisa. Como instrumentos de obtenção de dados são utilizados questionários, entrevistas, levantamento bibliográfico e análise de documentos. O produto final deste Projeto de Pesquisa é um Caderno de Propostas Pedagógicas para os Professores, abordando temáticas como Educação Profissional, Educação Matemática e Currículo Integrado. Com a visão de alunos, docentes e membros da comunidade, chega-se a resultados significativos sobre as contribuições da Matemática, tanto em relação aos conteúdos quanto as habilidades e competências para a formação do Técnico em Administração, e algumas reflexões importantes sobre o currículo integrado e o trabalho docente que precisa ser coletivo para o curso ser, de fato, integrado.

ABSTRACT: This work presents the research of Professional Masters, where the main themes of investigation were the curriculum of Integrated High School and Mathematics Education. The objective of the research was to investigate how the Mathematics discipline of the Technical Course in Integrated Administration to High School, of the IFES Linhares campus, contributes to the professional formation, analyze its curriculum and propose actions to promote the interdisciplinarity of mathematics with the technical training integrated to the High school. The theoretical framework using the assumptions of Critical Mathematics Education, Mathematics Education, Vocational Education and the social and cultural construction of the curriculum. The research has a qualitative methodological approach, wishing to understand, from the perspective of the individuals involved in obtaining information, as the educational process of the research object occurs. As data collection instruments, questionnaires, interviews, bibliographic surveys and document analysis are used. The final product of this Research Project is a Notebook of Pedagogical Proposals for teachers, addressing topics such as Professional Education, Mathematics Education and Integrated Curriculum. With the vision of students, teachers and members of the community, significant results are obtained on the contributions of Mathematics, both in relation to the contents and the skills and competences for the training of the Administration Technician, and some important reflections on the integrated curriculum and the teaching work that needs to be collective for the course is, in fact, integrated.


Collections: